Ruiter integra comitiva do presidente Lula na Bolívia amanhã

 Arquivo
  

 Na Marinha, Lula discute sobre financiamento à infraestrutura, comércio e combate ao narcotráfico.

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), vai acompanhar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva em sua visita oficial à Bolívia. A participação do prefeito corumbaense foi confirmada nesta terça-feira pela Secretaria da Presidência da República. Além de Ruiter, o prefeito de Ladário, José Antônio Assad e Faria (PT), também acompanha o presidente.

A chegada de Lula a Corumbá está prevista para as 9h40 (horário de Mato Grosso do Sul) desta quinta-feira, 15 de janeiro. A comitiva presidencial desembarca no Aeroporto Internacional de Corumbá e depois segue para Arroyo Concepción, onde será realizada solenidade com a presença do presidente Evo Morales.


Em seguida, o presidente desloca-se para o 6º Distrito Naval, em Ladário, onde ocorrerá reunião privada com o presidente boliviano, às 11 horas. O encontro será seguido de reunião conjunta das comitivas brasileira e boliviana, bem como de cerimônia de assinatura de atos e declaração à imprensa.


Na reunião de trabalho na Marinha, serão prioridades os temas de financiamento à infraestrutura, comércio e combate ao narcotráfico. Na ocasião, deverá ser discutido o financiamento, pelo governo brasileiro, para a construção de estrada entre Villa Tunari e San Ignacio de los Moxos, de 306 quilômetros, projeto identificado como prioritário pelo governo boliviano.


Os presidentes deverão discutir, também, o aprofundamento da cooperação bilateral no combate ao narcotráfico. Em dezembro de 2008, foi firmado o Plano Operativo que constitui base para as ações a serem desenvolvidas no ano de 2009.

No que diz respeito aos temas comerciais, o Brasil é o principal parceiro da Bolívia, e também seu maior investidor. O intercâmbio entre os dois países vem crescendo e chegou a cerca de US$ 4 bilhões em 2008, contra US$ 2,5 bilhões em 2007. O governo brasileiro visa contribuir para a diversificação da pauta comercial por meio de ações de cooperação industrial e iniciativas de acesso a mercados.
 

Às 12h45, o presidente Lula oferece almoço ao colega boliviano. Às 14h30, desloca-se para o aeroporto de Corumbá, de onde parte para Caracas, na Venezuela. A chegada do presidente do Brasil àquela capital está prevista para as 18h15.

Bolívia

Na Bolívia, o presidente Lula participa da cerimônia de entrega dos trechos Arroyo Concépcion-El Carmen e El Carmen-Roboré, do Corredor Rodoviário Interoceânico. A solenidade está prevista às 9 horas. A entrega das ações, no contexto do encontro de fronteira entre os presidentes de Brasil e Bolívia, marca mais uma etapa da construção do Corredor Interoceânico, lançado pelos presidentes do Brasil, da Bolívia e do Chile em dezembro de 2007.


As obras de construção dos trechos foram realizadas, respectivamente, pela construtora Norberto Odebrecht e pelo consórcio Camargo Corrêa e ARG, mediante financiamento da Corporação Andina de Fomento.