Projeto vai qualificar mil jovens para o mercado de trabalho

 Arquivo PMC

  
Na administração de Ruiter, ações voltadas aos jovens são constantes

A Prefeitura Municipal inicia este ano desenvolvimento do Programa Nacional de Inclusão de Jovens – Projovem Trabalhador – Juventude Cidadã, programa que, anualmente, vai atender mil jovens em situação de vulnerabilidade social e pessoal, através de qualificação profissional, mediante cursos de capacitação, para a inclusão no mercado de trabalho. O projeto, encaminhado pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) ao Ministério do Trabalho e Emprego foi aprovado antes do final do ano, e está orçado em cerca de R$ 1,6 milhão, incluindo contrapartida do município. Cumpre uma das metas de seu programa de governo que é a efetivação do primeiro emprego.

O programa, desenvolvido pelo Governo Federal, visa preparar o jovem para o mercado de trabalho e para ocupações alternativas geradoras de renda. Segundo o prefeito corumbaense é aberto a desempregados com idades entre 18 e 29 anos, e que sejam membros de famílias com renda per capta de até meio salário mínimo.

Ruiter enfoca que a situação do jovem dentro do município corumbaense, não difere das demais regiões brasileiras. “Enfrentam as mesmas dificuldades, desafios e incertezas, decorrentes de uma realidade social com altos índices de pobreza”.

Conforme ele, a desigualdade social acarreta inúmeros problemas, principalmente relacionados à delinquência, o que dificulta a inserção no mercado de trabalho. Ruiter lembra que o programa a ser desenvolvido a partir deste ano em Corumbá, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, será fundamental para minimizar este problema, apontado por ele como crucial.

“A necessidade de qualificação para inserção do jovem no mercado de trabalho é visível. É preciso mudar o quadro atual. Foi pensando dessa forma que estamos  desenvolvendo políticas públicas de geração de trabalho, emprego e renda, investindo na profissionalização e elevação da escolaridade”, destacou o prefeito.

Segundo ele, o Projovem Trabalhador é um programa estratégico do Governo Federal, para profissionalização e inserção deste público no mercado de trabalho. Será coordenado pela Secretaria de Promoção da Cidadania, através das Gerência de Ações para a Juventude e de Trabalho e Capacitação Profissional, vinculadas à Subsecretaria de Ações da Cidadania.

Bolsa

Conforme informações de Márcio Cavasana, que responde pela Gerência de Ações para a Juventude, a determinação do prefeito é para que, neste primeiro ano, o programa atenda mil jovens da região de Corumbá, com cursos de qualificação sócioprofissional nas áreas de administração, telemática, turismo e hospitalidade, comunicação e marketing e social

Estão programadas também qualificação social nas áreas de inclusão digital, valores humanos, ética e cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, promoção de qualidade de vida, noções de direito trabalhista, formação de cooperativas, prevenção de acidentes de trabalho, e estímulo e apoio à elevação da escolaridade.

Márcio lembra que, por determinação do prefeito, o projeto será desenvolvido na cidade por toda a sua equipe de Governo. “Teremos uma equipe técnica que será responsável pelo programa, bem como pela elaboração do cronograma dos cursos”.

A meta é inserir 30% da clientela no mercado de trabalho, já neste primeiro ano. Durante os cursos, que terão duração máxima de seis meses, os jovens receberão uma bolsa auxílio, mediante comprovação de frequência.