População pode eleger Pantanal, Maravilha Natural do Mundo

  
Pantanal, único parque nacional sulamericano na disputa

O Pantanal está na disputa para se tornar uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. O concurso é promovido pela Fundação New7Wonders. A região avançou para a segunda fase da votação por ser uma localidade comum a mais de um país (Brasil, Bolívia e Paraguai), prerrogativa permitida pelo regulamento.

O Pantanal está sendo representado pelo Parque Nacional do Pantanal, que ocupa parte dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso. Agora, 261 candidatos qualificados – com status de localidades genuinamente nacionais ou multinacionais – seguem na disputa para ficar entre os 77 mais bem votados que avançarão para uma nova etapa.

Os indicados são regiões que representam a África, Ásia, Europa, Oceania, Américas do Norte e Central e América do Sul. Nesta segunda fase, o Pantanal é único Parque Nacional sulamericano. A votação pela internet segue até 07 de julho.

Os 77 nomes com melhor classificação serão revisados pela comissão organizadora e definidos os 21 finalistas, com anúncio previsto para 21 de julho de 2009. Os indicados passarão então por nova votação popular pela internet que transcorrerá até 2011. Durante este período tempo, a New7Wonders World Tour (promotora do concurso) visitará cada uma das finalistas. O anúncio final das Sete Maravilhas Naturais do Mundo será em 2011.

Durante a primeira fase do concurso, a Prefeitura de Corumbá promoveu a campanha “Vote Pantanal” que mobilizou a população corumbaense a participar da escolha.

Através da Secretaria Executiva de Meio Ambiente foram distribuídos folhetos contendo informações sobre como participar da campanha e da importância de eleger o bioma como uma das sete maravilhas do mundo.

Técnicos da Secretaria visitaram escolas públicas e privadas para falar aos alunos da importância desse título para o Pantanal, que já Patrimônio Natural da Humanidade. A campanha contou com a parceria da empresa Rio Tinto e, agora, a mobilização será intensificada.

Para vota no Pantanal, Maravilha Natural, basta clicar no link abaixo da Fundação New7Wonders:

http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/PantanalNationalPark/