Pedágios educativos encerram Semana da Não Violência

A Semana da Não Violência, promovida pela Prefeitura de Corumbá através de uma parceria entre Secretaria Executiva de Saúde Pública e Agência Municipal de Transporte e Trânsito (Agetrat), encerra as atividades nesta sexta-feira, 30 de janeiro, com a realização de oito blitze educativas em pontos distintos da cidade.

Os pedágios serão realizados por enfermeiros; técnicos e agentes comunitários de saúde de 14 Unidades Básicas de Saúde da Família, que ao longo desta semana foram orientados sobre as formas de manifestação da violência no trânsito. O 6º Batalhão de Polícia Militar também participará das ações.

Pela manhã os pedágios estão previstos para acontecer, simultaneamente, a partir das 9 horas, na rotatória da Nova Corumbá; na esquina das ruas Dom Pedro II e 21 de Setembro; no cruzamento da Firmo de Matos com a Porto Carrero e na rua Dom Aquino Corrêa, na esquina do 6º Batalhão de Polícia Militar.

À tarde, a partir das 15 horas, outras quatro blitze serão realizadas na esquina das ruas Antonio João com 13 de Junho; Ricardo Franco com Albuquerque; na 15 de Novembro esquina com Minas Gerais (próximo à escola José de Souza Damy) e no cruzamento da rua Teodomiro Serra com Oriental.

As blitze lembram a passagem do Dia da Não Violência, celebrado em 30 de janeiro. A data foi proclamada pela ONU como o dia da não-violência em homenagem a Mohandas K. Gandhi – também chamado Mahatma (que significa “grande alma”, “alma iluminada”) –, cujo assassinato ocorreu nessa dia, em 1948. Trata-se de uma iniciativa voltada à educação para a paz, a solidariedade e ao respeito pelos direitos humanos.