Farmácia Popular de Corumbá foi implantada em março por Ruiter

 Arquivo PMC

  

 Farmácia Popular de Corumbá funciona na rua 13 de Junho

Inaugurada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) no final de março de 2008, a Farmácia Popular do Brasil está aberta para toda a população oferecendo medicamentos com preços até 90% mais baratos, em comparação aos cobrados pela rede particular. Além do baixo custo, o serviço acaba com o hábito nada saudável da automedicação, que pode causar intoxicações ou mascarar sintomas de doenças graves. Qualquer pessoa pode procurar a Farmácia Popular do Brasil para comprar remédios. A única obrigatoriedade é apresentar a receita médica ou odontológica.

O procedimento para compra é bastante simples: o cliente tira uma senha na máquina – que fica logo na entrada – e aguarda ser chamado aos guichês de atendimento. Ao ser atendido, ele apresenta a receita e os funcionários do setor de pré-venda verificam a disponibilidade do produto. Confirmada a presença do medicamento, a compra é enviada para pagamento no caixa, com o remédio sendo entregue logo na seqüência.

A Farmácia Popular do Brasil mantém 104 itens de medicamentos em estoque e oferece remédios para tratamentos de hipertensão; diabetes e pressão arterial, por exemplo. Também são vendidos medicamentos de venda controlada, popularmente chamados de “tarja preta”. A unidade oferece medicamentos de uso contínuo; antiinflamatórios; analgésicos e antibióticos. O baixo preço de venda permite ao paciente não interromper o tratamento de doenças que necessitam de remédios de uso contínuo, como a hipertensão, por exemplo.

Tem remédio que pode ser comprado por seis centavos o comprimido único. Há cartelas com 10 comprimidos que custam 30 centavos. A cartela, com 15 comprimidos, de um remédio para tratar colesterol é vendida Farmácia Popular do Brasil por R$ 3,80 enquanto que na rede particular o preço fica na faixa dos R$ 40.

A medicação tem custo mais baixo porque a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), órgão do Ministério da Saúde e executora do programa, adquire os medicamentos de laboratórios farmacêuticos públicos ou do setor privado e disponibiliza nas Farmácias Populares. Todo o dinheiro obtido com as vendas é repassado diretamente para a Fiocruz.

O programa

A Farmácia Popular do Brasil é um programa do Governo Federal que busca ampliar o acesso da população aos medicamentos considerados essenciais. O programa nasceu para garantir que quem compra medicamento o compre melhor, sem interrupção no tratamento por falta de dinheiro. A iniciativa contribui para reduzir o impacto no orçamento familiar causado pela compra de remédios e, também, busca diminuir os gastos do SUS com as internações que são provocadas pelo abandono do tratamento.

Em Corumbá a Farmácia Popular do Brasil foi instalada em parceria com o Governo Federal. A sede fica na rua 13 de Junho, 1288, entre as ruas 15 de Novembro e 7 de Setembro. O funcionamento de segunda a sexta-feira vai das 08h às 18 horas. Aos sábados o atendimento ao público vai das 08h às 12 horas.