Corumbaenses ganham terceira edição dos Jogos Florais

Os corumbaenses Fernando Barros de Almeida, Balbino Gonçalves de Oliveira e Sérgio Lopes da Silva foram os ganhadores da terceira edição dos Jogos Florais de Corumbá, encerrados na semana passada. O evento foi uma realização do Lions Clube de Corumbá, em parceria com a Prefeitura Municipal.

A premiação dos três vencedores aconteceu em solenidade realizada na sede do Lions. O médico Fernando Barros de Almeida foi o primeiro colocado e recebeu o prêmio Dr. Léssio Gomes de Souza, além de um computador. A trova vencedora foi:

Por anos subjugada
Pelas tropas de Solano
Foi Corumbá retomada
Por nosso herói cuiabano

Na segunda posição ficou o também corumbaense Balbino G. de Oliveira, que ganhou o prêmio Hélio Sachser de Souza e uma câmera digital. A trova foi:

No dia 13 de Junho
Corumbá foi “retomada”
E nós damos testemunho
Com bandeira hasteada

Já o terceiro colocado foi Sérgio Lopes da Silva, que ficou com o prêmio Rubens de Castro e uma câmera digital. Sua trova foi:

Antonio Maria mostrou
A força e o poder da espada
Quando a bandeira hasteou
No dia da retomada!

A terceira edição contou com participantes de outras regiões do Brasil, inclusive do exterior, Portugal. As trovas foram analisadas por uma comissão julgadora formada pela professora Rosangela Villa da Silva, da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, e pelo poeta Benedito C. G. Lima.