Carnaval abre calendário de eventos de 2009 em Corumbá

 Arquivo PMC

  
A Vila Mamona ganhou o carnaval de 2008. Atração em 2009

O calendário de eventos de Corumbá, em 2009, será aberto agora, em fevereiro, com o carnaval. Serão cinco dias de festa que se consolida a cada ano, como a melhor da região central brasileira, em estrutura e animação. A folia começa em 20 de fevereiro e se estende até as primeiras horas da manhã de quarta-feira, 25.

Durante o período, a população e os turistas que visitam a cidade na época, contam com atividades em pontos diversos da cidade, como no Jardim da Independência, Espaço de Exposições, Porto Geral, Praça Generoso Ponce, Rua Frei Mariano e Avenida General Rondon, que se transformam na passarela do samba, onde se apresentam as escolas da cidade, cada uma com uma média de 1000 componentes, além de sete blocos com 600 foliões cada, e quatro cordões relembrando o carnaval dos velhos tempos, em média, cada um, com 100 foliões.

O calendário de Corumbá é bastante diversificado. Todos os detalhes são criteriosamente checados pela Prefeitura Municipal, responsável pelos eventos, tudo para bem atender a população e turistas. Após o carnaval, as atividades prosseguem em maio com o Festival América do Sul, evento que reúne os países da América do Sul.

Durante cinco dias, a cidade de Corumbá respira arte, cultura, música, dança, teatro, literatura, artes plásticas, cinema, artesanato e oficinas gerando confraternização, admiração e respeito à cultura de todos os povos através do conhecimento de suas obras e de seus artistas locais.

Em junho acontece o Arraial do Banho de São João, com o tradicional banho no santo nas águas do rio Paraguai, relembrando o batismo de Cristo por São João Batista. A festa leva milhares de pessoas ao Porto Geral, dotado de barracas de quentão, arroz de carreteiro, paçoca, e outros, típicos das festas juninas, embalados ao som da viola de cocho para a dança do siriri e cururu e da quadrilha, além do concurso de andores, iluminados com fogos de artifício e muita alegria.

Para setembro a cidade reserva a FEAPAN (Feira Agropecuária do Pantanal), com leilões diários, palestras sobre novidades no agronegócio, além de diversão com provas hípicas e grandes shows musicais no Parque de Exposições “Belmiro Maciel de Barros”. Uma ótima oportunidade para se fazer grandes negócios na agropecuária.

Em outubro, o Festival Pantanal das Águas reúne pesca, teatro e muito samba. São campeonatos de pesca esportiva internacional pesque e solte, infantil e adulto com milhares de participantes; a travessia a nado no Rio Paraguai, todos com ótimas premiações; além de apresentações de shows musicais, escolas de samba e de peças teatrais com artistas locais e nacionais.

Para dezembro, a aposta fica por conta da lavagem da escadaria da Igreja e Louvação a Iemanjá no rio Paraguai, que acontece no dia 30. No dia 31, procissão de católicos ao Morro São Felipe, missa e show pirotécnico saudando o ano novo. Tradições religiosas de um povo que renova sua esperança, onde a religião católica e o candomblé, em perfeita harmonia, se unem em respeito mútuo e fé.

Para brindar o roteiro, Corumbá conta com estabelecimentos de consumo de alimentos e bebidas com temperos e ingredientes variáveis e deliciosos em seus cardápios, inspecionados. Além de agências de turismo credenciadas que vendem ou efetuam passeios fluviais com almoço típico e música, ao vivo; city tour nas cidades de Corumbá, Ladário, Quijarro e Puerto Suarez, e pela Estrada Parque, bem como hospedagem urbana e rural com infra-estrutura para receber turistas individuais e em grupos.