Ação de combate à dengue começa nesta segunda, em Ladário

 Arquivo PMC

  
Kits escolares trocados por material que pode ser criadouro do  mosquito

O bairro CEAC, em Ladário, será a primeira comunidade atendida pela ação “Troque Com a Gente”, nesta segunda-feira. A estratégia faz parte de uma campanha de combate à dengue que, este ano, começa ser desenvolvida simultaneamente em Corumbá e Ladário, como parte de uma parceria estabelecida pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), com José Antônio Assad e Faria (PT), prefeito do município ladarense.

Na ação, a comunidade, em especial os pequenos estudantes, vão poder trocar material que possam ser possíveis criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue, por kits escolares. A alão será coordenada pela Prefeitura de Corumbá que está disponibilizando uma equipe da pasta da Saude Púbica, para desenvolver as atividades no município vizinho.

O posto central para troca de material (garrafas pets, garrafas de vidro, pneus, latas, entre outros), será na na Associação dos Moradores, rua Frederico Aranda com a Mestre Leopoldino. A localidade está com índice de infestação de 0,59%. Os trabalhos começam às 08h e se encerram às 12h.

Já no dia 20, terça-feira, a campanha será desenvolvida em Corumbá, atendendo duas regiões simultâneamente. No centro da cidade, que tem uma incidência de 5,56%, a troca acontece na Wenceslau de Barros, entre Major Gama e Sete de Setembro; já no bairro Aeroporto, que apontou índice de 3,19%, a troca será rua Alan Kardek com a José Silvino.

A campanha vai até o dia 31 de janeiro nas duas cidades e busca a redução de recipientes e matérias que se encontram a céu aberto sem utilidade em terrenos e domicílios, através de um mutirão realizado pela comunidade em áreas criticas, com alto índice de infestação predial do aedes aegypti nas duas cidades.

Durante os trabalhos, equipes do Poder Público farão campanhas de orientação junto à comunidade, levando informações, estatísticas, bem como sobre os cuidados, controle e prevenção da dengue através dos stands educativos que serão fixados nos pontos de coleta.

Além de permitir a redução do índice vetorial nos bairros a serem trabalhados, através da coleta de materiais que podem ser possíveis criadouros do mosquito da dengue, a ação vai possibilitar também um maior entrosamento dos agentes de saúde com as lideranças de bairros e a população em geral, facilitando ações de combate a endemias e, ao mesmo tempo, contribuindo para preservação do meio ambiente.

Ação integrada

A estratégia de combate à dengue faz parte de uma ação integrada proposta por Ruiter que, em um segundo momento, vai atender também as comunidades das cidades de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, na Bolívia, na fronteira cm Corumbá.

A atividade faz parte do plano integrado de operações bilaterais apresentado às cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, que formam a província de German Bush. Parte do país vizinho já sofre com um início de epidemia de dengue. O governo boliviano informou que em Santa Cruz foram confirmados cem casos de dengue nos últimos dias.