Ação contra dengue será na Cohab, em Ladário, nesta sexta

 Prefeitura de Corumbá
  
 Crianças fazem fila para trocar material reciclável por kits escolares

A campanha de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, prossegue nesta sexta-feira, 16 de janeiro, no bairro Cohab, em Ladário. Agentes da Secretaria Executiva de Saúde de Corumbá e da Secretaria de Saúde de Ladário estarão na Associação Santo Antônio, localizada rua João Goulart com Saldanha da Gama, fazendo a troca de possíveis criadouros do mosquito por kits escolares.

Este será o terceiro bairro visitado pela ação em Ladário. Antes, os moradores do CEAC e do Alta Floresta já haviam participado da campanha. Em 2009 o “Troque Com a Gente” é realizado paralelamente nos dois municípios graças à parceria assinada pelo prefeito Ruiter Cunha de Oliveira e José Antônio, ambos do PT.


Nesta quinta-feira, a ação aconteceu em Corumbá, nos bairros Maria Leite e no Centro. Milhares de garrafas plásticas, vidros, pneus, latas e até objetos inusitados, como colchões e eletrodomésticos velhos, foram entregues pela população. Juliano Oliveira Arruda, de 13 anos, recolheu mais de 5 sacolas de materiais recicláveis.


“Recolhemos muitas garrafas, latas e pneus. Precisamos fazer 4 viagens para poder trazer tudo até o ponto de troca”, contou o jovem, que teve a ajuda de mais 3 amigos. Segundo Juliano, morador do Maria Leite, o lixo foi recolhido de terrenos baldios da vizinhança e de uma construção abandonada próxima a casa dele.


“Os cadernos que eu ganhei aqui hoje vou usar para minhas aulas de piano e também dividir entre meus primos”, completou o adolescente. Assim como ele, a dona Olga de Figueiredo, 56 anos, reuniu a família para fazer um verdadeiro mutirão de limpeza pela região. “Trouxe meus 6 netos para ajudar a recolher todo esse material”, contou.


Dona Olga é moradora do bairro Universitário e elogiou a ação promovida pela Prefeitura. “Essa é uma ótima oportunidade de limpeza para o nosso bairro. Eu já tive dengue há alguns anos atrás e não quero facilitar para a doença de novo”, completou a dona de casa. Tudo que é recolhido no Troque Com a Gente é encaminhado para uma empresa da cidade que trabalha com reciclagem.