Vote Pantanal terá ação sábado na praça da Independência

 Arquivo PMC

  
Campanha pelo Vote Pantanal será reforçada com ação na praça sábado, dia 6 de dezembro

A Prefeitura Municipal está intensificando a campanha de mobilização da população corumbaense para participar da votação online no Pantanal, Patrimônio Natural da Humanidade, que concorre ao título de uma das Sete Maravilhas Naturais do Mundo. Para este sábado, 6 de dezembro, está prevista uma ação na praça da Independência, voltado a toda comunidade pantaneira.

A campanha está sendo desenvolvida pela Secretaria Executiva de Meio Ambiente de Corumbá em Parceria com a Empresa Rio Tinto. No sábado, a Semac programou para a Praça da Independência, uma ação Vote Pantanal, com distribuição de folhetos à população, contendo informações sobre como participar da campanha e da importância de eleger o bioma como uma das sete maravilhas do mundo. O ato ocorrerá das 7h às 13h. A Semac também quer o envolvimento do trade turístico na campanha.

Além disso, técnicos da Semac estão visitando as escolas públicas e privadas para falar aos alunos da importância desse título para o Pantanal. A ação foi desencadeada dia 11 de novembro, e já atingiu aproximadamente 10 mil alunos.

A idéia é incentivar a população a eleger o Pantanal, representado pelo Parque Nacional do Pantanal, que ocupa parte dos estados de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso, como uma das Sete Maravilhas da Natureza. A região concorre com outros 200 parques naturais do planeta. 

Nas reuniões pré-agendadas nas escolas, com duração de meia hora, a equipe da Semac que coordena a campanha orienta os alunos quanto ao processo de votação, dirimindo dificuldades e dúvidas que ocorrem porque o site para inserir o voto, da Fundação New7Wonders, entidade promotora do concurso, é em inglês. A votação pode ser feita também por meio do site da Prefeitura de Corumbá.

Todas as escolas serão visitadas até o início das férias escolares. Para tanto, a secretaria organizou um cronograma de reuniões, que ocorrem de manhã e à tarde. A adesão dos alunos tem sido surpreendente, segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Luciene Deova. “Através das crianças, a campanha chega aos pais e com isso conseguimos maior número de votação”, explicou.

Ranking

A Fundação New7Wonders mantém atualizado o ranking dos ecossistemas no mundo que concorrem ao título. O Pantanal é o 99° bioma mais votado. A votação segue até o dia 31 de dezembro para escolha de 77 biomas que concorrerão a segunda fase.

A partir de janeiro de 2009, a votação prosseguirá até 7 de julho, quando um grupo de peritos, sob a coordenação do professor Frederico Mayor, ex-diretor da Unesco, selecionará 21 finalistas. Estes, serão submetidos a nova consulta popular até o dia 21 de julho, quando serão definidos os eleitos.

Para votar, clique no link abaixo

http://www.new7wonders.com/nature/en/nominees/southamerica/c/PantanalNationalPark/