Ruiter e Delcídio discutem projetos estruturantes para Corumbá

 Arquivo PMC

  
Com Delcídio, Ruiter deu continuidade aos entendimentos em Brasília para captação de recursos visando obras em Corumbá

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira reuniu-se na tarde desta quarta-feira, 17 de dezembro, em Brasília, com relator geral do Orçamento da União 2009, senador Delcídio Amaral (PT-MS). O prefeito destacou que o encontro trouxe expectativas “bastante favoráveis” para a liberação de recursos federais para Corumbá. “Foi um encontro que nos trouxe a certeza de sermos beneficiados”, disse.

No encontro o prefeito discutiu os projetos do Município para as áreas de infra-estrutura; saúde pública; turismo e educação. São projetos que já estão cadastrados no Sistema Informatizado de União. Todas as ações desenvolvidas e apresentadas em Brasília estão orçadas na faixa de R$ 72 milhões.

Depois da reunião com o relator do Orçamento – em que tomou conhecimento da dotação Orçamentária da União para 2009 – Ruiter afirmou que a crise financeira internacional não será empecilho para a liberação de recursos a projetos que visam o desenvolvimento sustentável da economia.

“A determinação do presidente Lula é de dar seqüência aos projetos e ações que dão suporte e alavancam a economia brasileira”, enfatizou Ruiter ao esclarecer que os investimentos em Corumbá se encontram num alto grau de relevância para o Governo Federal.

O prefeito aproveitou o encontro com o senador para ressaltar o trabalho do parlamentar frente à Relatoria do Orçamento. “A atuação do senador Delcídio traz expectativas positivas para Mato Grosso do Sul e Corumbá”, declarou. As discussões para a votação da proposta orçamentária acontecem na tarde de hoje. O Orçamento da União para 2009 é de R$ 1,658 trilhão.

Somente nesta viagem a Brasília, o prefeito trabalha com cerca de 70 projetos importantes para o desenvolvimento da cidade, que estão sendo protocolados nos mais diferentes ministérios. “Foi uma agenda muito proveitosa que cumprimos esta semana em Brasília. Confirmamos alguns recursos e conseguimos expectativas crescentes de concretização de novos projetos para 2009”, finalizou o prefeito de Corumbá.

Nova agenda

O chefe do Executivo Municipal afirmou que voltará à Capital Federal nas próximas duas semanas para dar seqüência à “peregrinação” em busca dos últimos recursos do Orçamento da União. As novas visitas a Brasília estão programadas para 22 e 23 de dezembro e 29 e 30 deste mês.

Ruiter, que está acompanhado do secretário de Desenvolvimento Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, e do secretário executivo de Turismo e de Relações Institucionais, Carlos Porto, segue ainda hoje para Campo Grande, onde cumpre agenda nesta quinta-feira, 18, e retorna amanhã mesmo para Corumbá.