Prefeitura discute ação conjunta com cidades bolivianas

 Prefeitura de Corumbá

  
Reunião cumpre protocolo de intenções assinado pelo prefeito Ruiter Cunha

A Prefeitura de Corumbá discute durante todo o dia de hoje, 11 de dezembro, as ações do plano integrado de operações bilaterais que será apresentado às cidades bolivianas de Puerto Quijarro e Puerto Suarez, que formam a província de German Bush.

A reunião acontece no Sebrae e dá seqüência a primeira oficina das comissões, que aconteceu em julho, destinada à identificação de projetos e programas de interesses comuns entre os municípios que assinaram a carta de intenções, em abril.

No encontro, representantes dos setores de saúde; segurança; infra-estrutura e turismo definem as atividades que serão apresentadas às autoridades bolivianas. Três eixos de ação norteiam os debates: infra-estrutura; turismo e saúde pública.

Estão previstas, para o lado boliviano, ações para combate à raiva animal; implantação de programa de saúde sem fronteiras; realização da campanha Troque com a Gente; criação do Instituto de Estudos Fronteiriços; elaboração de um cronograma de limpeza pública na região fronteiriça e da formalização de um roteiro de integração de produtos turísticos Brasil-Bolívia.

Participam da reunião os secretários Cássio Augusto da Costa Marques (Desenvolvimento Sustentável); Haroldo Waltencyr Ribeiro Cavassa (Gestão Governamental); Carlos Porto (Turismo e Relações Institucionais) e Cleber Colleone (Saúde Pública). O prefeito eleito de Ladário, José Antônio Assad e Faria, também acompanhou as discussões.