Pórtico 6º Distrito Naval recebe iluminação ornamental

 Prefeitura de Corumbá

  
Presépio e sistema de iluminação do Pórtico da Marinha dão toque especial a um dos mais belos cartões postais da região

O sistema de iluminação ornamental natalina do Pórtico do 6º Distrito Naval, um dos mais belos cartões postais do Pantanal sul-mato-grossense, foi acionado ontem pelo Comando da unidade militar e marcou o início das comemorações do Dia do Marinheiro, que acontece em 13 de dezembro. O ato, comandando pelo Contra-Almirante César Sidônio Daiha Moreira de Souza, contou com as presenças de autoridades corumbaenses, ladarenses, da imprensa e da comunidade pantaneira.

Para a iluminação, apontada como inédita, foram utilizadas milhares de lâmpadas, que contornam  e uma árvore de luzes, contornando o Pórtico, o busto de Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil e o muro da entrada do Distrito. Além disso, uma árvore de Natal e um presépio, dão um colorido todo especial ao projeto.

As comemorações do Dia do Marinheiro terão prosseguimento até o dia 14 de dezembro. Além da ação cívico-social hoje, na Escola Almirante Tamandaré, para os dias 5 e 6 a Marinha do Brasil reservou exposições no Comando da Flotilha do Mato Grosso, da Capitania Fluvial do Pantanal, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, ao longo da avenida 14 de Março, em Ladário. Paralelo, a população ladarense contará com atendimento médico-odontológico.

No dia 6 acontece também a Corrida Rústica alusiva ao Dia do marinheiro. A largada será às 8h30, em frente ao coreto de Ladário, na 14 de Março. As inscrições podem ser feitas na Capitania Fluvial do Pantanal, em Corumbá, e no Pórtico do Comando do Distrito Naval, em Ladário.

De 8 a 11 de dezembro, das 7h às 16h, acontece uma campanha de doação de sangue voluntária, voltada para militares e população em geral, no Hemonúcleo de Corumbá.

Entre 10 e 14, está prevista a exposição do Comando do 6º Distrito Naval no Museu de História do Pantanal (MUHPAN), com peças do acervo cultural da Marinha e obras selecionadas nos concursos de fotografia, pintura e de trabalhos dos marinheiros, que estão em andamento, também como parte das comemorações alusivas à data.

Entre 11 e 14, serão realizadas exposições do Comando da Flotilha do Mato Grosso, da Capitania Fluvial do Pantanal, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, ao longo do Porto Geral.

O Dia do Marinheiro será comemorado em 12 de dezembro, com uma cerimônia militar, às 17h30, no Porto Geral. Após a cerimônia, está prevista demonstração do Grupo Especial de Retomada e Resgate, de pára-quedistas e da banda de música.

Nos dias 13 e 14, atendimento médico e odontológico a cargo de profissionais da área de saúde do Hospital Naval de Ladário, no Porto Geral de Corumbá. O atendimento será durante todo o dia e, no final de tarde, apresentações da Banda de Música dos Fuzileiros Navais. O encerramento das festividades será dia 14, com a XVI Regata Canoinhas, às 9h, no Porto Geral de Corumbá.