PETI premia alunos que se destacaram em projeto esportivo

Quatro alunos do projeto “Pé na bola”, desenvolvido pelo Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI) da Prefeitura de Corumbá, serão premiados na próxima quinta-feira, 04 de dezembro. Segundo o coordenador do projeto, professor Rubens Balejo, o “Balejinho”, a premiação é para os estudantes que mais se destacaram ao longo do ano.

O prêmio, explicou o professor-coordenador, é simbólico – um almoço no Restaurante Rodeio – e a partir de 2009 o incentivo será mensal. “Essa iniciativa promove a auto-estima de nossos jovens e os valoriza como cidadãos”, afirmou a supervisora do PETI, Vera Lúcia Marti Veiga.

O projeto “Pé na bola” trabalha os fundamentos básicos do futebol de campo, inclusive ensinando regras do esporte para meninos e meninas. “O esporte nos possibilita trabalhar o resgate da auto-estima e da cidadania destes jovens, além disso, traz disciplina”, explicou Balejinho ao informar que cerca de 60 jovens (de 8 a 15 anos) participam das aulas do projeto.

Em Corumbá, o Peti atua há oito anos e atualmente atende 262 crianças e adolescentes, na faixa etária de 7 a 15 anos, em dois turnos (matutino e vespertino). A jornada de trabalho ampliada, desenvolvida pelo programa, permite o resgate da auto-estima e expansão dos limites do conhecimento para os jovens retirados do trabalho insalubre; perigoso e degradante. A atuação garante a promoção da cidadania com a construção da autonomia necessária para a vida adulta em sociedade.