Guardas municipais participam de curso de aperfeiçoamento

 Prefeitura de Corumbá

  

 Guardas aprenderam táticas de rapel durante capacitação

Quarenta guardas municipais de Corumbá encerram nesta segunda-feira, 08 de dezembro, a participação no curso de primeiros-socorros; resgate de vítimas; defesa pessoal e imobilização, realizado desde a última terça-feira, dia 02. As aulas práticas e teóricas acontecem na escola Caic Padre Ernesto Sassida.

Com carga horária de 40 horas, o treinamento trabalhou disciplinas relacionadas a situações de emergência pré-hospitalar básica; técnicas de abordagem; chefia, comando e liderança e; técnicas de rapel. A capacitação é ministrada por especialistas na área de segurança pública.

Guarda municipal há cinco anos, José Márcio Bandeira, participou dos cinco dias de treinamento e destacou que a iniciativa é importante para o cotidiano profissional. “Ajuda a relembrar as técnicas de imobilização e defesa pessoal. Auxilia em nossos serviços diários e, se for necessário usar as técnicas estamos preparados”, disse.

A capacitação dos guardas municipais faz parte da política do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira de investir em ações que garantam segurança aos moradores de Corumbá. Os investimentos também passam na qualificação de pessoal. A Guarda Municipal passou por um amplo processo de valorização na gestão do prefeito Ruiter Cunha.

A corporação teve carros e motos adquiridos pelo Executivo Municipal. Também houve a aquisição de câmeras; rádios transmissores; coletes à prova de bala e detectores de metais, além da ampliação do efetivo. Censo 2006 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontou a existência de 786 Guardas Municipais no país, totalizando mais de 90 mil guardas.