Guarda Municipal comemora dia com inauguração de nova sede

A nova sede da Guarda Municipal de Corumbá será inaugurada na tarde de hoje, quinta-feira, durante solenidade programada para às 16h30, no Parque Marina Gattass. O evento deverá contar com a presença do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT), que passou os últimos três dias em Brasília, viabilizando aprovação de projetos para melhoria da qualidade de vida da população corumbaense. 

A inauguração da nova sede acontece justamente em 18 de dezembro, Dia da Guarda Municipal, instituída em 2007 pelo prefeito Ruiter Cunha, através da lei 1.952/2007, aprovada pela Câmara Municipal, através de uma indicação do vereador Alberto Guimarães.

A nova sede conta com salas para o comando, administração, recepção, cozinha, almoxarifado e dois banheiros (masculino e feminino). Com o local completamente reformado, a guarnição está totalmente estruturada, desenvolvendo inclusive serviços operacionais de apoio à Policia Militar de Mato Grosso do Sul.

A Guarda conta com um efetivo de 228 pessoas, das quais 37 mulheres. A segurança municipal é equipada com cinco carros, quatro motos, além de equipamentos de apoio, como sistema de rádio, detectores de metais, decibelímetros, coletes a prova de bala, e está totalmente informatiza.

Criada em 18 de dezembro de 1989, a Guarda Municipal de Corumbá é uma organização civil que tem como missão legal a proteção dos bens, serviços e instalações municipais. É uma das mais antigas do Brasil e desenvolve regularmente no município serviços de segurança do patrimônio público, como centros de saúde, escolas, praças, feiras livres, além do apoio aos diversos serviços, incluindo as fiscalizações e rondas motorizadas.

Atualmente é parceira da Polícia Militar, atuando também nas rondas escolares. A Guarda ainda garante apoio às ações da Defesa Civil, do Conselho Tutelar, de trânsito, bem como nos grandes eventos, contando inclusive com câmeras de monitoramento e detectores de metais.