Educação para o trânsito é foco de atuação da Prefeitura

 Prefeitura de Corumbá

  
Cássio destacou parceria para ações em benefício da comunidade

O secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável, Cássio Augusto da Costa Marques, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na cerimônia de lançamento da terceira edição do Plano de Ação para Redução de Acidentes (PARA), destacou durante a solenidade a importância da parceria entre Poder Público e iniciativa privada para fortalecer os serviços em prol da comunidade.

“A cada programa que você agrega parceiros do porte da Vale, por exemplo, você multiplica os esforços que a Prefeitura Municipal, através da Agetrat, realiza em benefício de toda uma população”, disse o secretário. A Vale é patrocinadora do programa em Corumbá.

Cássio explicou que a Prefeitura atua na educação para o trânsito. A medida é uma determinação do prefeito Ruiter Cunha. “Temos o setor de educação para o trânsito em que as equipes visitam as escolas e criam a consciência nas crianças. Você prepara os futuros condutores e nada melhor que trabalhar na educação para que se comportem como pedestres responsáveis e sejam condutores responsáveis”, afirmou o secretário que comanda a pasta a qual está vinculada a Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).

Presente ao lançamento, o gerente geral da Vale Complexo Corumbá, Azemar Sepúlveda, declarou que a participação como patrocinadora do Plano de Ação para Redução de Acidentes é “muito importante” para a companhia uma vez que permite “conscientizar a população a respeito da legislação de trânsito”. Ele enfatizou ainda que a iniciativa vai ao encontro da política de responsabilidade social da empresa que preza pela interação e desenvolvimento da comunidade onde está inserida.

Por sua vez, o comandante do 6º Batalhão da PM, tenente-coronel Nelson Antônio da Silva, afirmou que o apoio da Prefeitura; Governo do Estado e da iniciativa privada ao PARA garante o alcance dos objetivos principais do programa, que são a redução dos acidentes de trânsito e conscientização da comunidade. Ele destacou que a orientação às crianças permite efeito multiplicador às informações repassadas durante a campanha.

Comandante do Pelotão de Trânsito do 6º Batalhão da PM, o capitão Nivaldo de Pádua, disse que o PARA já se mostrou eficiente e a redução no número de acidentes já é uma realidade. Entretanto, ele lembrou que, atualmente, os motociclistas compõem o alvo das preocupações em razão da alta incidência de acidentes em que se envolvem.

A diretora-presidente da Agetrat, Silvana dos Santos Ricco Ortiz, informou que o Plano de Ação será desenvolvido durante todo mês de dezembro e terá seqüência em 2009. As orientações ao público começam efetivamente na quarta-feira, dia 03, nos pontos de maior incidência de acidentes de trânsito em Corumbá. A presidente do Conselho Estadual de Trânsito (CETRAN/MS), Regina Maria Duarte, também participou do lançamento.