Dia do Marinheiro será comemorado hoje em Corumbá

 Arquivo PMC

  
Solenidade será à tarde no Porto Geral de Corumbá

O Dia do Marinheiro será comemorado nesta sexta-feira, 12 de dezembro, com uma cerimônia militar, às 17h30, no Porto Geral. A programação está a cargo do 6º Distrito Naval que, desde o dia 1º de dezembro realizando uma série de atividades na região pantaneira. Após a cerimônia, está prevista demonstração do Grupo Especial de Retomada e Resgate, de pára-quedistas e da banda de música.

O dia é comemorado em 13 de dezembro, data de nascimento do Almirante Joaquim Marques Lisboa, Marquês de Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil. A data foi instituída, pelo aviso 3.322 do Ministro da Marinha, em 04 de setembro de 1925, em reconhecimento aos grandes serviços prestados pelo almirante ao povo e à pátria.

A programação comemorativa foi iniciada com acionamento do sistema de iluminação ornamental natalina do Pórtico do 6º Distrito Naval, um dos mais belos cartões postais do Pantanal sul-mato-grossense. O ato foi comandando pelo Contra-Almirante César Sidônio Daiha Moreira de Souza.

Contou também com uma ação cívico-social na Escola Almirante Tamandaré, exposições no Comando da Flotilha do Mato Grosso, da Capitania Fluvial do Pantanal, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, ao longo da avenida 14 de Março, em Ladário, com atendimento médico e odontológico para a população ladarense.

No dia 6 aconteceu a Corrida Rústica alusiva ao Dia do Marinheiro. De 8 a 11 foi realizada a campanha de doação de sangue voluntária, voltada para militares e população em geral, no Hemonúcleo de Corumbá. No dia 9, solenidade de entrega de prêmios aos vencedores do Concurso de Fotografias, no anfieteatro Salomão Baruki, abrilhantando com apresentações culturais.

No último dia 10 foi aberta a exposição do Comando do 6º Distrito Naval no Museu de História do Pantanal (MUHPAN), com peças do acervo cultural da Marinha e obras selecionadas nos concursos de fotografia, pintura e de trabalhos dos marinheiros, que vai até dia 14, domingo.

No Porto Geral está acontecendo exposições do Comando da Flotilha do Mato Grosso, da Capitania Fluvial do Pantanal, do Grupamento de Fuzileiros Navais de Ladário, do Serviço de Sinalização Náutica do Oeste e do 4º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral, que vai até domingo.

Para este sábado e domingo, a Marinha programou atendimento médico e odontológico a cargo de profissionais da área de saúde do Hospital Naval de Ladário, no Porto Geral de Corumbá. O atendimento será durante todo o dia e, no final de tarde, apresentações da Banda de Música dos Fuzileiros Navais.

O encerramento das festividades do Dia do Marinheiro será no domingo, 14, com a XVI Regata Canoinhas, evento já tradicional na região pantaneira. A largada será às 9h, no Porto Geral de Corumbá.