Dia da Guarda Municipal será comemorado com nova sede

 Prefeitura de Corumbá

  
Guarda recebe constante treinamento e, com nova sede, terá maior estrutura ainda

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) entrega nesta quinta-feira, 18 de dezembro, a nova sede da Guarda Municipal de Corumbá, localizada no Parque Marina Gattass. O ato está programado para às 16h30 e marca também as comemorações do Dia da Guarda Municipal, instituído lei 1.952/2007.

A sede contará com salas para o comando, administração, recepção, cozinha, almoxarifado e dois banheiros (masculino e feminino). Segundo o comandante da Guarda, tenente PM Edson Guardiano, com a nova sede, a guarnição está totalmente estruturada, desenvolvendo inclusive serviços operacionais em apoio à Policia Militar de Mato Grosso do Sul.

Hoje, a Guarda conta com um efetivo de 228 pessoas, das quais 37 mulheres. Está equipada com cinco carros, quatro motos, além de equipamentos de apoio, como sistema de rádio, detectores de metais, decibelímetros, coletes a prova de bala, e está totalmente informatiza.

“A estrutura é das melhores. Hoje, estamos com núcleos operacionais e administrativo, além de setores de almoxarifado, ensino, pessoal, vigilância patrimonial, monitoramento e de trânsito, cujos agentes estão desenvolvendo suas funções na Agetrat”, comenda Guardiano.

Segundo ele, durante os últimos quatro anos, a instituição avançou bastante, não só em termos de efetivo, mas também profissionais. “A função foi regulamentada pelo prefeito Ruiter Cunha, o que garantiu melhoria salarial e cumprimento de suas funções com eficiência e presteza”, ressaltou.

A Guarda

A Guarda Municipal de Corumbá é uma organização civil criada em 18 de dezembro de 1989, a partir da Constituição Federal de 1988. Antes, era conhecida como Corpo de Vigilantes. Tem como missão legal a proteção dos bens, serviços e instalações municipais. É uma das mais antigas do Brasil.

Desenvolve regularmente no município serviços de segurança do patrimônio público, como centros de saúde, escolas, praças, feiras livres, além do apoio aos diversos serviços, incluindo as fiscalizações e rondas motorizadas.

Hoje, é parceira da Polícia Militar, atuando também nas rondas escolares. Também garante apoio às ações da Defesa Civil, do Conselho Tutelar, de trânsito, bem como nos grandes eventos, contando inclusive com câmeras de monitoramento e detectores de metais.

A lei criando o Dia da Guarda Municipal foi sancionada em junho de 2007 pelo prefeito Ruiter Cunha, após aprovação na Câmara de Vereadores, através de indicação do vereador Alberto Guimarães.