Corumbá participa de Fórum Nacional do Ecoturismo

A Prefeitura de Corumbá participa do Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo que teve início neste domingo, 07 de dezembro, em Bonito. O evento vai até a quarta-feira, dia 10, e discute o tema principal “Os desafios para a comercialização do ecoturismo”.

O secretário Executivo de Turismo de Corumbá, Carlos Porto, fará uma palestra, no final da tarde de hoje, 08, abordando a temática “Ecoturismo e Cultura no Pantanal”. Técnicos e representantes do trade turístico corumbaense também participam do evento realizado no Centro de Convenções de Bonito.

“Este Fórum nos permite dimensionar o mercado desse segmento do turismo. A participação de Corumbá é muito importante, temos a presença de grandes operadoras do ecoturismo aqui, como a Ambiental e a Freeway. Temos a oportunidade de massificar os produtos do destino Corumbá”, afirmou o secretário.

Internacionalmente, o ecoturismo é um segmento com uma taxa de crescimento três vezes maior que toda a cadeia do turismo. E os destinos de ecoturismo brasileiros, apesar de seu enorme potencial, não estão acompanhando esta dinâmica. Destinos consolidados internacionalmente, como a Amazônia e Foz do Iguaçu, apresentam resultados inferiores aos concorrentes internacionais do mesmo nível. No mercado nacional, destinos de ecoturismo representam em média 5% dos anúncios de pacotes turísticos em jornais e revistas. Parcela significativa dos agentes de turismo não é treinada para vender o ecoturismo.

A meta do Governo Federal é o aumento do número de turistas internacionais para o Brasil. Para isso, desenvolve ações de apoio à comercialização dos destinos, produtos e serviços turísticos em feiras internacionais.

O Fórum Nacional do Mercado de Ecoturismo é uma promoção da Fundação de Turismo do Mato Grosso do Sul em parceria com o Bonito Convention & Visitors Bureau e de diversas entidades como o SEBRAE, SENAC-MS e Associação Brasileira das Empresas de Ecoturismo e Turismo de Aventura – ABETA.