Corumbá aprimora atendimento à população em saúde bucal

Solenidade na noite de ontem, sexta-feira, marcou a formatura da primeira turma de Técnicos de Higiene Dental de Corumbá. O ato aconteceu na sede da Liga Árabe e representou um avanço no setor de saúde pública. É que, a partir de agora, 28 auxiliares de consultórios dentários estão melhores capacitadas para prestar um bom serviço à população corumbaense, atendida nas unidades mantidas pela Prefeitura Municipal.

O curso, de nível médio, foi resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Corumbá e a Secretaria Estadual de Saúde de Mato Grosso do Sul, através da Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (SUS), Professora Ena de Araújo Galvão.

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) foi representado no ato pelo secretário executivo de Saúde Pública, Cleber Colleone, que destacou a importância do programa de capacitação desenvolvido nos últimos quatro anos pela Prefeitura, que “reflete diretamente na melhoria da qualidade do atendimento à comunidade corumbaense”, explicou.

Colleone destacou também a valorização do servidor público municipal que, através dos programas de capacitação desenvolvido pela Prefeitura, “adquirem maior conhecimento e oportunidade de ascensão no serviço público”, complementou.

O curso

O curso foi dividido em três módulos, com um total de 1.310 horas de aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado. Foi foi coordenado pelo dentista Zacaria Yahya M. Omar, chefe do Núcleo de Saúde Bucal, ligado a Secretaria Executiva de Saúde de Corumbá.

Para ele, todo aprendizado serviu para qualificar o técnico em higiene dental, atendendo às necessidades de um ampliado perfil de desempenho exigido pelas bases legais, políticas e estratégicas desenvolvidas pelo Ministério da Saúde.

Lembrou que, a partir de agora, os formandos “estão capacitados para desenvolver mudanças de atenção clínico-individual e para a promoção, proteção e recuperação da saúde, com ênfase no trabalho em equipe”.