Cerimonial realiza curso para servidores municipais

Servidores da Prefeitura de Corumbá participam de um curso de cerimonial e protocolo, ministrado pela cerimonialista Lucia Maria Vieira, que respondeu pelo setor no governo do ex-governador Zeca do PT e hoje presta serviços para o Sebrae e prefeituras.

A capacitação é organizada pela Gerência de Cerimonial do município, que estendeu o convite a representantes às Forças Armadas e Polícia Militar. O objetivo é qualificar os servidores de cada área para operacionalizar as cerimônias internas, com o suporte da gerência.

O curso foi aberto na manhã desta terça-feira, no auditório do Espaço Municipal, e segue até quinta-feira. A gerente de cerimonial, Lecir Regenoud, disse que cada secretaria da administração municipal realizará suas cerimônias, cabendo à gerência o acompanhamento e formatação do evento.

Além de aprimorar o trabalho e as relações interpessoais utilizando o conhecimento das normas do cerimonial público e a ordem geral de precedência, o curso oferece metodologias quanto a aplicação das regras técnicas de planejamento para o sucesso dos eventos.

O cerimonial é considerado uma linguagem, sujeito a transformações e atualizações. Os temas do curso incluem etiquetas, composição de mesa, planejamento, coordenação e organização, realização e avaliação do evento, roteiros, recepção, pronomes de tratamentos e gêneros de serviços.