Xadrez: alunos do Clio Proença fazem simultânea contra campeã

Vinte alunos da Escola Municipal Clio Proença fazem no dia 25 de novembro, uma simultânea de xadrez contra Marjorie Garcia, de apenas 7 anos e já com o título de campeã brasileira escolar, conquistado este ano. Os enxadristas são todos da 7ª Série B matutino e integram o projeto Geração Olímpica desenvolvido na cidade pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec).

A simultânea, segundo o professor Augusto Samaniego, responsável pelo projeto, vai permitir uma maior interação entre os alunos do projeto com a campeã brasileira. “Será uma troca de experiência entre ela e os alunos que ainda não participaram de competições”, destaca.

Samaniego lembra que, desde o início do ano letivo, 130 crianças do Clio Proença crianças estão tendo aulas de matemática junto com o xadrez. Os primeiros resultados já são considerados positivos por parte dos professores. “Está aliando o xadrez com a matemática, uma disciplina que tem tudo a ver com esta modalidades esportiva”, aponta.

Os professores concordam. Segundo Sirlene Marize Aguillero, de matemática, “o xadrez ajuda trabalhar a parte do raciocínio das crianças, aprimora a concentração e o aprendizado está sendo mais proveitoso”. Diz que os reflexos já são sentidos em outras disciplinas. “90% dos alunos já demonstram uma capacidade maior de concentração. Está influenciando não só na matemática, mas em todas as matérias. Eles estão mais concentrados, com maior interesse pelas disciplinas. Esta sendo muito bom”, relata.

A professores de Português, Izabel Aguillero, concorda. Segundo ela, o xadrez “está contribuindo para que os alunos tenham um raciocínio mais rápido”, e que as crianças estão tendo um outro comportamento dentro das salas de aula.

E serão 20 alunos do projeto que, no dia 25, participam dessa simultânea com Marjorie, campeã brasileira escolar 2008 – 1ª eérie; bicampeã estadual de categorias, já com participação em simultânea contra 10 enxadristas (quatro vitórias, dois empates e quatro derrotas), além de participação em dois torneios oficiais da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX).