Saúde prega maior rapidez nas notificações de casos de dengue

 Prefeitura de Corumbá

  
Assunto foi discutido em reunião com enfermeiros na manhã de hoje

Mesmo com os índices em queda, o setor de saúde pública da Prefeitura Municipal continua intensificando as ações de combate à dengue em Corumbá. Durante reunião na manhã de hoje, quinta-feira, com a participação de enfermeiros da rede, o foco foi com relação às notificações de casos que devem ocorrer de forma mais rápida, o que contribuirá para controle da infestação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença.

Segundo a gerente de Vigilância em Saúde, Viviane Ametlla, a questão das notificações é fundamental para desenvolvimento de ações de combate à dengue. “Devem acontecer em tempo oportuno, com rapidez, para que as ações de prevenção sejam executadas em tempo hábil e, assim, consigamos controlar a infestação do mosquito”, disse.

Segundo ela, o trabalho das equipes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) terá maior resultado a partir do momento em que as notificações acontecerem de forma mais rápida. No entender da gerente, os enfermeiros que atuam nas unidades de saúde da cidade, terão um papel fundamental para que o trabalho flua de forma positiva.

O encontro serviu também para esclarecer dúvidas sobre as ações que estão acontecendo na cidade, principalmente relacionadas ao trabalho de limpeza dos quintais das residências e dos terrenos baldios, principais focos de proliferação do mosquito.

Foi abordado também o plano de contingência de combate à dengue que está sendo elaborado pela Secretaria Executiva de Saúde, junto com outros órgãos da Prefeitura Municipal que integrarão uma força tarefa, necessária para evitar o avanço da doença na região.

Reforço

Viviane lembrou a decisão do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira em convocar novos servidores aprovados em concursos, todos lotados na Saúde, e que vão reforçar os trabalhos de combate e prevenção à dengue, principalmente durante este período de chuvas, quando a proliferação do mosquito Aedes Aegypti é maior.

Eles estarão integrando as equipes que desenvolvem trabalhos rotineiros de visitação domiciliar quando são promovidas aplicações de larvicidas, além de orientação aos moradores sobre formas de prevenção à dengue.

Todos, no dia 21 de novembro, atuarão nas ações programadas para o Dia D de Combate à Dengue. Nesta data, a Prefeitura vai promover uma gincana entre alunos das escolas de Corumbá, a partir das 07h30, no ginásio poliesportivo.

Queda

Como se sabe, Levantamento do Índice Rápido de Infestação por Aedes Aegypti (LIRAa) realizado em Corumbá no mês de outubro, apontou queda no índice de proliferação do mosquito transmissor da dengue. Conforme informações da Secretaria Executiva de Saúde Pública, a incidência foi de 0,5%, abaixo do aceitável pela Organização Mundial de Saúde, que é de até 1,0%. Apesar da queda em relação a setembro, quando ficou com 1,4%, o alerta continua em Corumbá.