Ruiter sanciona plano de manejo do Parque de Piraputangas

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira (PT), assinou decreto aprovando o plano de manejo do Parque Natural de Piraputanga. Localizado na zona rural do município, na região de Antônio Maria Coelho, o Parque de Piraputanga foi criado em 22 de maio de 2003.  O Decreto Nº 521, de 13 de outubro de 2008, fornece as diretrizes para o gerenciamento do parque municipal, possibilitando que ele atinja os fins para os quais foi criado.

O plano de manejo favorece a integração da população local com o Parque, promovendo a utilização dos princípios e práticas de conservação da natureza inseridas no processo de desenvolvimento da região. O documento também oferece condições para a promoção de educação e interpretação ambiental, a recreação ao ar livre e o contato com a natureza através do turismo ecológico.

Todas as atividades de uso público são compatíveis com os objetivos do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). O plano também prevê o fortalecimento da proteção dos recursos naturais, a ampliação do conhecimento sobre a região e a orientação dos recursos financeiros aplicados no Parque.

O decreto ainda incentiva a constituição do Conselho Consultivo do Parque. O texto completo do plano de manejo do Parque Municipal de Piraputangas está disponível para cesso público na Secretaria Executiva de Meio Ambiente.