Ruiter participa de encontro em Foz do Iguaçu sobre Mercosul

 Arquivo

  
Ruiter confirma presença no encontro em Foz após convite de Padilha

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participa esta semana em Foz do Iguaçu, da Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do FCCR/Mercosul: Eixo Sul. Ele vai a convite de Alexandre Padilha, Subchefe de Assuntos Federativos da Presidência da República. O evento acontece nos dias 6 e 7, quinta e sexta-feira, no Parque Tecnológico de Itaipu. Está prevista a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Rodada é organizada pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Itaipu Binacional e do CODESUL. Em junho, durante reunião em Buenos Aires, foi aprovado o Plano de Trabalho para o semestre, que se baseou nas propostas apresentadas pelos governadores e prefeitos nos encontros realizados em 2007.

Como forma de concretizar essas propostas, o Plano de Trabalho prevê a realização das Rodadas de Integração Produtiva, que têm como objetivo promover a integração produtiva e estimular oportunidades de cooperação entre governadores e prefeitos do Mercosul, a partir de intercâmbios e conhecimento das iniciativas nacionais e regionais de apoio à integração de cadeias produtivas.

Em Foz do Iguaçu serão abordados temas como integração agrícola: debate e formulação de propostas sobre as iniciativas estaduais, nacionais e no âmbito do Mercosul sobre as políticas agrícolas de comércio exterior, e integração turística: debate e formulação de propostas sobre as iniciativas estaduais e nacionais no âmbito do Mercosul de integração, complementaridade de rotas turísticas e novas possibilidades de cooperação.

A rodada tem como objetivos aprofundar as relações entre os governadores do Mercosul, que já desenvolvem projetos de integração, aproximando suas iniciativas das desenvolvidas pelos governos nacionais; reunir prefeitos brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios, a fim de que possam propor iniciativas de desenvolvimento integrado para a região, em parceria com os governos estaduais e nacionais, além de criar mecanismos de trabalho conjunto entre os governos nacionais, regionais e locais do Mercosul.

No primeiro dia do encontro, quinta-feira, serão tratados os temas da integração produtiva agrícola – medidas para reforçar o comércio exterior, vigilância sanitária e criação de uma rede integrada de centros tecnológicos em agropecuária dos governos nacionais, estaduais e locais – e integração turística – logística, conectividade e infra-estrutura e capacitação para pequeno e médio empreendedor do turismo. Para cada tema, serão apresentados casos concretos desenvolvidos por governos locais e estaduais.

O dia 7, sexta, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, será dedicado ao debate dos governadores e prefeitos , à assinatura dos Acordos de Cooperação e Recomendações ao Mercosul e serão apresentadas as iniciativas de apoio aos governos locais e regionais para o comércio exterior no Mercosul e o relatório sobre integração produtiva agrícola e de turismo.

Os resultados da Rodada de Integração Produtiva serão levados à Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul, em dezembro, em Salvador, na qual deverão participar governadores e prefeitos de todo o continente, ampliando o debate e a ação do Mercosul e da UNASUL no nível regional e local.