Projeto resgata interesse estudantil pela leitura

 Prefeitura de Corumbá

  

 Apresentações culturais encerram projeto escolar

Alunos da Escola Municipal Clio Proença encerraram, na manhã de hoje, 21 de novembro, as apresentações culturais do projeto “Ler contos e fábulas é viajar no mundo dos sonhos; fantasias e imaginação”. O trabalho desenvolvido durante o quarto bimestre teve como objetivo resgatar o interesse à leitura. A ação envolveu todos os 670 estudantes do turno matutino, da educação infantil a 9ª série do ensino fundamental.

Uma das idealizadoras do projeto, a professora de informática Rosemeire Esteves dos Santos, explicou que a iniciativa despertou o interesse das crianças à leitura. “Estavam desinteressadas no começo. Na medida em que aprendiam o que era uma fábula ou conto, o interesse crescia”, disse a professora ao destacar que o trabalho também teve caráter de “inclusão e socialização”. A outra responsável pelo projeto – realizado pela primeira vez este ano – foi a professora de Artes, Joceara Cyra de Oliveira.

“Despertou em nossos alunos o desejo e a vontade da busca pelo conhecimento. Aguçou o pensamento e incentivou a ingressarem no mundo da leitura. Os alunos se envolveram, as crianças que ainda não sabem ler se empolgaram na primeira soletração e formação de frases”, contou o diretor da escola, professor José Leopoldo Melgar Chaves.

A administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira incentiva a prática de ações que despertem nos alunos da Rede Municipal de Ensino (Reme) o hábito da leitura. A Escola Municipal Clio Proença atende cerca de 1.500 alunos da Educação Infantil a 9ª série do Ensino Fundamental, nos três turnos.