Prefeitura apoia campanha do registro civil com transporte

A Prefeitura de Corumbá participará da mobilização que acontece a partir de amanhã, 17, e segue até 17 de dezembro, apoiando a campanha para registro civil de crianças e adultos. Por meio da Secretaria Especial de Integração das Políticas Sociais, o município estará garantindo o transporte das pessoas que residem em locais longínquos, como os assentamentos rurais e área ribeirinha.

A identificação das pessoas que ainda não possuem a certidão de nascimento está sendo feita a partir das escolas rurais, onde os professores estão orientando os alunos para consultar quem na família ainda não tem o documento. Na região das águas, por exemplo, a Secretaria Executiva de Educação já cadastrou um grupo de 20 pessoas residente na Colônia Bracinho e no Paraguai-Mirim.

O número de pessoas sem documentos pessoais ainda é um desafio para as autoridades, devido às dificuldades de acesso ao Pantanal e a extensão territorial do município, segundo o setor cartorário de registros. Durante o programa Prefeito Presente, desenvolvido pela prefeitura nas comunidades carentes, mais de 300 certidões de nascimento foram expedidas, a maioria na zona rural.

Transporte gratuito

Para a oficial do Cartório Acylino Xavier do Vale/2º Ofício de Notas e Registro Civil, Rosângela Ferreira do Vale Barbosa, o apoio da prefeitura será fundamental para o sucesso da campanha. Ela lembrou que a garantia do transporte gratuito à população vai superar uma das maiores dificuldades para se exercer o direito à cidadania, a distância entre algumas comunidades e a cidade.

O cartório de Corumbá, situado na rua Delamare, 1354, centro, atenderá ao público das 8h às 17h, durante a campanha. A oficial Rosângela Barbosa explicou que as pessoas sem registro civil devem comparecer ao cartório acompanhadas de duas testemunhas idôneas. Estas, assinarão o requerimento do registro tardio na presença do oficial e serão entrevistadas pelo mesmo para legitimar o pedido.