Orientações marcam semana de combate a diabetes em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  
Teste para detectar diabetes, uma das ações da manhã na praça

Durante toda esta semana a Prefeitura de Corumbá promove atividades relacionadas ao Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro, e ao Dia Nacional de Combate e Prevenção de Tuberculose celebrado na próxima segunda-feira, 17. As ações tiveram início hoje, dia 10, e vão até a sexta-feira, 14.

Equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública realizaram, durante toda a manhã desta segunda-feira, a aferição da pressão arterial e exame da glicemia capilar das pessoas que passaram pelo Jardim da Independência. Também foi oferecida aula de ginástica – com uma professora de Educação Física – e realizada a distribuição de panfletos com orientações a respeito das duas doenças. O trabalho visa educar e informar a população sobre a prevenção e complicações decorrentes do mau controle do diabetes e da tuberculose, para que seja feito um tratamento ideal buscando a redução das complicações.

Cadastrada há três anos no programa municipal de Hiperdia (Hipertensão e Diabetes), Petronilha Oliveira, aproveitou a passagem pelo Centro da cidade para conferir os níveis da pressão arterial. Ela destacou a iniciativa da Prefeitura em promover a orientação. “É muito importante porque tem pessoas que não dispõem de tempo para ir ao posto de saúde”, afirmou.

O Programa Municipal de Hiperdia conta com cerca de 1.800 pacientes cadastrados. Já o de Controle a Tuberculose e Hanseníase conta com 120 cadastros. Nas duas situações, os pacientes contam com acompanhamento médico e distribuição de medicamentos.

Programação

Pela programação, as atividades prosseguem na terça-feira, dia 11 de novembro, com a tradicional caminhada do grupo de Hiperdia promovida pelas equipes da unidade de Estratégia de Saúde da Família Kadwéus e Estratégia de Agentes Comunitários de Saúde Kadwéus, a partir das 08 horas. As atividades seguem na quarta-feira, dia 12, no ESF do Aeroporto com orientações aos pacientes, também a partir das 08 horas. A mesma ação será feita com pacientes do ESF Luiz Fragelli na sexta-feira, dia 14.

Ainda na sexta-feira, o Centro Integrado de Saúde (CIS), realizará entre 8 h e 11h, aulas de alongamento; teste de glicemia capilar; aferição de pressão arterial, peso, altura, Índice de Massa Corpórea (IMC) e distribuição de material educativo. Profissionais de saúde vão esclarecer dúvidas e divulgar as atividades realizadas no CIS sobre diabetes (consulta com endocrinologista, nutricionista, psicóloga, enfermagem e entrega de insulinas com orientações para os que estão começando a usar essa medicação).

Serão montados cinco pontos de apoios, pela área central da cidade, para as orientações, nas proximidades do Banco Real; praça da Independência; terminal rodoviário em frente a Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA); Banco do Brasil e supermercado Panoff.