No Paraná, Ruiter discute integração do Mercosul

 Edemir Rodrigues

  

 Prefeito Ruiter Cunha discutiu trabalho conjunto com governos do Mercosul 

O prefeito Ruiter Cunha de Oliveira (PT) participa na manhã de hoje, 07 de novembro, da Rodada de Integração Produtiva de Governadores e Prefeitos do FCCR/Mercosul: Eixo Sul, que acontece em Foz do Iguaçu (PR). Aberto na quinta-feira, dia 06, o evento conta com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva nesta sexta-feira. Também estão presentes o governador André Puccinelli; o ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, José Múcio Monteiro; e do ministro de Planejamento, Orçamento e Gestão, Paulo Bernardo.

Ruiter acompanha a apresentação de iniciativas de apoio aos governos locais e regionais para o comércio exterior no Mercosul e o relatório sobre integração produtiva agrícola e de turismo. O chefe do Executivo corumbaense participa da reunião do presidente Lula com governadores e prefeitos, e da cerimônia para assinatura dos Acordos de Cooperação e Recomendações ao Mercosul.

A rodada tem como objetivos aprofundar as relações entre os governadores do Mercosul, que já desenvolvem projetos de integração, aproximando suas iniciativas das desenvolvidas pelos governos nacionais; reunir prefeitos brasileiros, argentinos, paraguaios e uruguaios, a fim de que possam propor iniciativas de desenvolvimento integrado para a região, em parceria com os governos estaduais e nacionais, além de criar mecanismos de trabalho conjunto entre os governos nacionais, regionais e locais do Mercosul.

Os resultados da Rodada de Integração Produtiva serão levados à Cúpula de Chefes de Estados do Mercosul, em dezembro, em Salvador, na qual deverão participar governadores e prefeitos de todo o continente, ampliando o debate e a ação do Mercosul e da UNASUL no nível regional e local.

A Rodada de Integração Produtiva é organizada pela Subchefia de Assuntos Federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, com apoio da Itaipu Binacional e do CODESUL, acontece no Parque Tecnológico de Itaipu.