Fiscais são treinados para vistoriar transporte coletivo

 Prefeitura de Corumbá

  

 Treinamento prático encerrou capacitação de fiscais

Fiscais de transportes e agentes de trânsito participaram de um treinamento que os capacitou para atuação na vistoria do serviço de transporte de passageiros. A capacitação encerrou a atualização para fiscais de transporte público promovida pela Prefeitura de Corumbá, por meio da Agência Municipal de Trânsito e Transporte (Agetrat).

Com duração de três dias, curso teve como objetivos transmitir orientações a respeito da conduta correta diante dos prestadores do serviço fiscalizado, do público e dos demais componentes das vias urbanas. Os fiscais também estudaram as ações de aplicabilidade da legislação vigente e as regras gerais de fiscalização.

Durante a capacitação prática, na sexta-feira, 14 de novembro, o treinamento ensinou as técnicas para vistoriar ônibus, avaliando a parte elétrica e estrutural dos veículos. A fiscalização mecânica caberá a um profissional especializado, indicado pela Agetrat.

“Transmitimos as estratégias para abordagem de motoristas; cobradores e usuários do transporte coletivo. Todos devem ser informados da fiscalização. A abordagem deve ser feita com total educação e o fiscal deve se identificar e explicar o procedimento”, informou o instrutor Éder Vera Cruz, que é diretor do departamento Operacional da Agetran, em Campo Grande.

Na fiscalização aos ônibus são avaliadas as condições dos pára-brisas; faróis; de limpeza interna e campainha do veículo. A expectativa é que a partir das rotineiras avaliações, os índices de infrações – cometidos em vias públicas – tenham uma redução. O mesmo serviço foi feito com taxistas e mototaxistas, respeitando os critérios previstos pela legislação que regulamenta o setor no município.

O curso

Durante os três dias de curso, os fiscais assistiram palestras sobre Relações Humanas e Meio Ambiente (relações interpessoais; psicologia no trânsito; trânsito e meio ambiente: onde vivo, local de trabalho, preservação causas e conseqüências; cultura da paz; apresentação pessoal; atendimento ao cliente); Saúde do Trabalhador (qualidade de vida e ginástica) e, Legislação Municipal e Decretos do Transporte Público em Corumbá (revisão dos pontos relevantes do decreto).

No total, foram 26 horas de capacitação com os instrutores Éder Vera Cruz; Ivanise Maria Rotta e Sandro Neves. Participaram 25 profissionais entre fiscais de transporte; agentes de trânsito e técnicos administrativos da Agetrat.

Atualmente, Corumbá conta 18 ônibus no transporte coletivo (14 em operação e 4 reservas), 92 táxis e 200 mototaxistas.