Festa marca premiação dos Jogos Escolares Corumbaenses

 Prefeitura de Corumbá

  
Na festa de premiação, comemoração dos alunos do Santa Teresa

A Prefeitura de Corumbá premiou, na manhã desta quinta-feira, 06 de novembro, as escolas campeãs da 27ª edição dos Jogos Escolares Corumbaenses (JEC’s 2008). A entrega dos troféus e medalhas foi na sede do Espaço Educacional. A competição foi seletiva para os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul de 2009.

Com 109 pontos, o Colégio Salesiano de Santa Teresa foi o campeão geral. Com a conquista, a escola tornou-se a bicampeã da competição, havia vencido a disputa também em 2007. A segunda colocação ficou com a Escola Tenir, que somou 74 pontos. Somando 45 pontos, o Colégio Dom Bosco obteve o terceiro lugar na classificação geral do torneio.

Os JEC’s foram disputados entre os dias 23 de outubro e 1º de novembro nas modalidades de atletismo; natação; judô; xadrez; tênis de mesa; handebol; voleibol e futsal (masculino e feminino); e basquete (masculino). Participaram 1000 alunos, na faixa etária de 15 a 17 anos, representando 23 escolas da cidade.

Retomada do basquete

“O nível melhorou muito em relação a 2007. Revelamos atletas que se destacaram em níveis estadual e nacional”, avaliou o diretor-presidente da Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), Heliney Miranda Júnior, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira na solenidade. Miranda afirmou que houve forte crescimento nas modalidades do voleibol e handebol. “Acredito que teremos surpresas agradáveis no futuro”, comentou.

Com a realização periódica dos Jogos Escolares, a administração do prefeito Ruiter Cunha permitiu que o basquete fosse retomado nas escolas de Corumbá, destacou o presidente da Funec. “Há três anos não tínhamos equipes participando e este ano tivemos três escolas. Isso é muito positivo e mostra que as escolas estão incentivando o basquete”, disse.

Miranda afirmou também que as escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme), são extremamente importantes na formação dos atletas que participam dos JEC’s na faixa etária de 15 a 17 anos. “A Prefeitura, através da Reme, trabalha a base dos jovens atletas, é uma ação que leva para jogos futuros. É um papel importante nessa formação”, argumentou. Ele contou que as unidades escolares da Rede Municipal deverão implantar uma filosofia de trabalho que elevará os níveis técnicos e de competitividade dos atletas das escolas da Reme na faixa abaixo de 15 anos.

Bicampeão

Para se tornar bicampeão geral dos Jogos, o Colégio Santa Teresa conquistou o título no atletismo masculino; tênis de mesa feminino; judô feminino; xadrez feminino e natação masculina e feminina. Além de obter boas colocações com seus atletas nas demais modalidades.

Na avaliação do diretor da escola, mestre Altair Monteiro da Silva, a promoção dos JEC’s pela Prefeitura “incentiva os alunos à prática esportiva e estimula sobremaneira nos estudos”.

Os demais campeões por modalidades foram os seguintes: Maria Helena Albaneze (atletismo feminino; futsal masculino); Tenir (basquete masculino; judô masculino); Maria Leite (futsal feminino); Dom Bosco (handebol masculino e feminino; xadrez masculino); Octacílio Faustino da Silva (vôlei masculino e tênis de mesa masculino) e Objetivo (vôlei feminino).