Encontro em Corumbá busca fortalecimento da educação pública

 Prefeitura de Corumbá

  
Encontro reúne mais de 700 profissionais da educação em Corumbá

Aberto hoje em Corumbá, o IV Encontro Municipal de Educação. O evento acontece no anfiteatro Salomão Baruki e é uma realização da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Promoção da Cidadania e Secretaria Executiva de Educação. É destinado a profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino, na busca do fortalecimento da educação pública municipal, através da socialização do conhecimento, com vista à formação de cidadãos críticos e éticos.

Este ano, o encontro está focando o tema “Formando, Refletindo e Construindo a Educação”. A abertura foi feita pela secretária de Promoção da Cidadania, Maria Lúcia Ortiz Ribeiro, que representou o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. A solenidade contou também com a presença da secretária executiva de Educação, Lígia Maria Baruki e Melo; do mestre em didática da Ciência e doutor em didática, Vasco Pedro Moretto, de Brasília, além de outras autoridades.

Com auditório lotado, mais de 700 participantes, o encontro, segundo a secretária de educação, representa “a culminância de um trabalho desenvolvido durante todo o ano”, junto aos professores da rede municipal. Segundo Lígia, foram mais de 1.500 horas de capacitações, sempre buscando “a melhoria da qualidade de ensino, uma proposta defendida pelo prefeito Ruiter Cunha”.

A secretária Maria Lúcia, Promoção da Cidadania, também enalteceu a realização, a quarta consecutiva, na busca constante do ensino público. No entender dela, os resultados alcançados já são visíveis, principalmente junto às crianças, com uma “melhora nos índices de aprendizado”, bem como na “melhoria da qualidade de aula ministrada pelos profissionais”.

Conforme ela, o encontro visa também a socialização das experiências de profissionais da educação para a melhoria do trabalho pedagógico em sala de aula, e do oferecimento de momento de estudos, discussão e reflexão dos trabalhos desenvolvidos pelos professores.

A solenidade de abertura foi marcada também por apresentações culturais, reunindo crianças da Rede Municipal de Ensino. Após a abertura, Vasco Moretto proferiu a primeira palestra, focando o tema “O dia-a-dia de um professor competente (fundamentos de relação professor-aluno)”. A mesa foi coordenada pela secretária Maria Lúcia Ortiz.

Serão dois dias de palestras. Ainda nesta quinta-feira, no período vespertino, está marcada a segunda palestra com a professora Ivone Boechat, doutora em educação, do Rio de Janeiro. O tema em questão será “Estratégias para encantar alunos e educadores na arte de ensinar”.

Amanhã, sexta-feira, mais duas palestras. A primeira, na parte da manhã, será sobre “O stress no ambiente escolar: a busca pela qualidade de vida e sai influência no processo educacional”, com o professor e doutor em educação, Roberto Belotti, de Curitiba, às 08hs, e “A auto-estima com processo para minimizar as dificuldades de aprendizagem na escola do presente”, com o professor e mestre Cezar Braga Said, do Rio de Janeiro.

Também amanhã, às 10hs, acontece a apresentação dos projetos premiados do professor por Excelência/2008, e do projeto “Nos caminhos da Leitura e Escrita”, da professora Zeneida Vilanova. O encerramento será às 17hs, após entrega de certificados aos participantes.