Dia mundial de prevenção ao diabetes terá ações em Corumbá

 Prefeitura de Corumbá

  

 Ações tiveram início na segunda-feira

A Prefeitura de Corumbá segue com as atividades relacionadas ao Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes, comemorado em 14 de novembro, e ao Dia Nacional de Combate e Prevenção de Tuberculose celebrado na segunda-feira, 17. As ações, desenvolvidas pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, tiveram início na segunda-feira, 10, e vão até a sexta-feira, 14.

Em Corumbá, o Programa Municipal de Hiperdia conta com cerca de 1.800 pacientes cadastrados. Já o de Controle a Tuberculose e Hanseníase tem com 120 cadastros. Nas duas situações, os pacientes recebem o acompanhamento médico e distribuição de medicamentos.

Nesta sexta-feira, o Centro Integrado de Saúde (CIS), realizará entre 8 h e 11h, aulas de alongamento; teste de glicemia capilar; aferição de pressão arterial, peso, altura, Índice de Massa Corpórea (IMC) e distribuição de material educativo. Profissionais de saúde vão esclarecer dúvidas e divulgar as atividades realizadas no CIS sobre diabetes (consulta com endocrinologista, nutricionista, psicóloga, enfermagem e entrega de insulinas com orientações para os que estão começando a usar essa medicação).

Serão montados cinco pontos de apoios, pela área central da cidade, para as orientações, nas proximidades do Banco Real; praça da Independência; terminal rodoviário em frente a Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA); Banco do Brasil e supermercado Panoff. A unidade de ESF Luiz Fragelli também promoverá ações semelhantes neste mesmo dia.