Dia de Prevenção ao Diabetes é marcado por ação em Corumbá

O Dia Mundial de Prevenção ao Diabetes será marcado com uma ação nesta sexta-feira, 14 de novembro, no Centro Integrado de Saúde (CIS). As atividades serão iniciadas às 08hs, coordenadas pela Secretaria Executiva de Saúde Pública, ligada à pasta da Secretaria de Ações Sociais da Prefeitura Municipal. Terá como público alvo, as pessoas cadastradas no Programa Municipal de Hiperdia, que conta hoje com cerca de 1.800 pacientes.

A programação prevê aulas de alongamento, teste de glicemia capilar, aferições da pressão arterial, peso, altura, Índice de Massa Corpórea (IMC) e distribuição de material educativo. Profissionais de saúde vão esclarecer dúvidas e divulgar as atividades realizadas no CIS sobre diabetes (consulta com endocrinologista, nutricionista, psicóloga, enfermagem e entrega de insulinas com orientações para os que estão começando a usar essa medicação).

Além do atendimento no Centro Integrado, o setor de Saúde Público atuará em outros cinco postos montados na cidade, que servirão de apoio para orientação à população corumbaense. Os postos funcionarão nas proximidades do Banco Real, praça da Independência, terminal rodoviário em frente a Casa de Cultura Luiz de Albuquerque (ILA), Banco do Brasil e supermercado Panoff. A unidade de ESF Luiz Fragelli também promoverá ações semelhantes nesta sexta-feira.

Em Corumbá, as ações de combate e prevenção à doença foram iniciadas na última segunda-feira, junto com uma programação relativa ao Dia Nacional de Combate e Prevenção da Tuberculose celebrado na segunda-feira, 17.