Corumbá participa de Congresso Mundial de Enfrentamento Sexual

A Prefeitura Municipal de Corumbá participa do III Congresso Mundial de Enfrentamento da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, realizado no Rio de Janeiro. O secretário executivo de Assistência Social, Lamartine de Figueiredo Costa, representa a municipalidade no evento.

O Congresso foi aberto ontem, 25 de novembro, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira dama Marisa Letícia. Delegações de 114 países participam do encontro, que reúne cerca de três mil pessoas. Com o tema “A garantia de direitos da criança e do adolescente e sua proteção contra a exploração sexual – por uma visão sistêmica”, o encontro pretende potencializar o esforço das redes mundiais de enfrentamento a esse problema.

O Brasil foi convidado a sediar o Congresso devido à prioridade dada ao tema na sua agenda pública, com a promoção de ações integradas de governo, bem como de desenvolvimento de práticas inovadoras nessa área. As edições anteriores do congresso ocorreram na Suécia e no Japão, respectivamente.

A solenidade de abertura contou com a presença dos ministro Paulo Vannuchi, da Secretaria Especial dos Direitos Humanos da Presidência da República (SEDH/PR), Patrus Ananias, do Desenvolvimento Social e Combate à Fome e de Luiz Barretto, ministro do Turismo. A rainha Silvia da Suécia também confirmou presença no evento. O III Congresso Mundial termina na sexta-feira, quando será montado um documento final do encontro.