Concurso de redação estimula orientação contra dengue

Alunos do ensino fundamental das escolas Delcídio do Amaral e Carlos de Castro Brasil participam de um concurso de redação com o tema “O Brasil unido contra a dengue”. Os três primeiros colocados, de cada estabelecimento de ensino, serão premiados durante a realização do Dia D de Combate à Dengue em Corumbá, na próxima sexta-feira, 21 de novembro, no ginásio poliesportivo, com início previsto para 07h30. A ação é promovida pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública.

“As crianças são multiplicadoras de informação e podem repassar as orientações para os familiares; vizinhos e amigos”, afirmou a coordenadora da Unidade Básica de Saúde da Família Luiz Fragelli, Roberta Chagas da Silva, ao explicar o motivo para a escolha da faixa etária participante do concurso. O posto Luiz Fragelli coordena o concurso nas duas escolas do bairro Universitário.

Fique alerta aos sintomas

Depois da picada do mosquito com o vírus, os sintomas se manifestam normalmente do 3º ao 15º dia. Esse período é chamado de incubação. O tempo médio de duração da doença é de cinco a seis dias. É só depois do período de incubação que os seguintes sintomas aparecem: febre alta com início súbito; dor de cabeça; dor atrás dos olhos, que piora com o movimento deles; perda do paladar e apetite; náuseas e vômitos; tonturas; extremo cansaço; manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, principalmente no tórax e membros superiores; moleza e dor no corpo; muitas dores nos ossos e articulações. Ao apresentar estes sintomas procure a uma unidade de saúde.