Concerto de Santa Cecília será sábado, no Salomão Baruki

 Arquivo PMC

  
Apresentação da Banda Manoel Florêncio será no sábado com participação do Coral Cidade Branca

A Banda Manoel Florêncio, mantida pela Prefeitura Municipal através da Fundação de Cultura do Pantanal, apresenta neste sábado, 22 de novembro, o 8º Concerto de Santa Cecília. O evento, uma homenagem à padroeira dos músicos, será a partir das 19h30, no anfiteatro Salomão Baruki.

A banda é formada por 43 componentes e regida pelo professor José Carlos Marques Pereira. Em uma performance única, com a participação do Coral Cidade Branca, regido pelo professor Luciano Gibaile, os músicos mostrarão ao público todo o potencial musical, do erudito ao popular.

Os ensaios finais estão acontecendo no Instituto Luis de Albuquerque, com a participação do Coral. No dia da apresentação, a população terá oportunidade de presenciar os mais diferentes estilos musicais como clássico, trilhas de cinema e o melhor da Música Popular Brasileira.

A Santa

Na liturgia católica, o dia 22 de novembro é dedicado a Santa Cecília, padroeira dos músicos, que viveu nos primeiros anos da Era Cristã. Acredita-se que ela cantava acompanhada de um instrumento nas catacumbas da via ápia, onde assistia à missa celebrada pelo papa Urbano.

Diz a lenda que, após o casamento de Cecília, ela contou ao marido que não podia ser tocada, pois estaria protegida por um anjo que o protegeria também. Logo seu marido e irmão se converteram ao Cristianismo. Cecília e seu marido foram presos e mortos e seu corpo permaneceu intacto até o ano 812, quando foi encontrado pelo papa Pascoal I.

Em Corumbá, a padroeira dos músicos é homenageada no Concerto de Santa Cecília, que já está na sua oitava edição.