Café da manhã homenageia doadores de sangue em Corumbá

Um café da manhã no hemonúcleo comemora a passagem do Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, que é celebrado hoje, 25 de novembro, em Corumbá. A homenagem, aos doadores cadastrados, é promovida pelo Núcleo Hemoterápico em parceria com a Prefeitura de Corumbá. O evento, que teve início às 8h vai até às 10 horas desta terça-feira.

A coordenadora do Núcleo Hemoterápico, Miriam Philbois, informou que o café da manhã homenageia os cerca de 7 mil doadores voluntários cadastrados, na unidade, pelo “ato cidadão” que prestam à comunidade. Mensalmente o hemonúcleo recebe uma média de 100 doações de sangue. Além da homenagem, o ato objetiva mostrar a sociedade a importância da doação.

O ato de doar sangue é simples. A doação é segura e confiável. È importante desmistificar a idéia de doar “purifica” o sangue, engorda ou emagrece, atrapalha o desempenho sexual e principalmente torna o individuo “habituado” obrigando-o a doar sempre.

A quantidade de sangue retirada não afeta a saúde porque a recuperação é imediatamente após a doação. Uma pessoa adulta tem em média cinco litros de sangue e em uma doação são coletados no máximo 450ml de sangue.

Para ser doador, basta ser saudável, ter entre 18 a 65 anos e pesar mais de 50 quilos. Os homens podem doar sangue de dois em dois meses e as mulheres, a cada ter meses. (Com informações da Biblioteca Virtual do Ministério da Saúde)