Reunião com presidente do Ibama foi positiva, avalia Ruiter

O prefeito de Corumbá, Ruiter Cunha de Oliveira, se reuniu na tarde desta quarta-feira, 22 de outubro, com o presidente do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Roberto Messias Franco. O encontro aconteceu em Brasília e serviu para tratar de questões ligadas à siderúrgica da MMX instalada no município.

Acompanhado do governador André Puccinelli, do deputado estadual Paulo Duarte e de técnicos ambientais do governo do Estado, Ruiter apresentou os impactos sócio-econômicos que o fechamento da siderúrgica poderia provocar na região. Recentemente, o empresário Eike Batista afirmou que pode fechar a empresa devido à aplicação de multas, no valor de R$ 29,4 milhões, por uso de carvão sem comprovação de origem.

O chefe do executivo municipal também enfatizou a importância da siderúrgia da MMX para agregar valor ao minério extraído das jazidas dentro da própria da cidade. Ruiter e Puccinelli ainda reiteraram ao presidente do Ibama o compromisso de fiscalizar todas as regras ambientais exigidas pela legislação vigente. Para o prefeito corumbaense, o resultado do encontro foi muito positivo. Roberto Messias Franco sinalizou um entendimento entre as partes e se comprometeu a visitar a Corumbá para acompanhar de perto a questão.

De Brasília, Ruiter, Paulo Duarte e a comitiva do governador André Puccinelli seguiram para o Rio de Janeiro, onde, nesta quinta-feira (23) participam do lançamento da operação do transporte ferroviário de passageiros – o “Trem do Pantanal” –, durante o 36º Congresso Brasileiro das Agências de Viagens, que acontecerá até o dia 24 na capital fluminense.

O evento também permitirá a divulgação das potencialidades de Corumbá para os operadores nacionais do turismo. O prefeito Ruiter Cunha retornará a Mato Grosso do Sul na sexta-feira, dia 23, cumprindo uma agenda de reuniões em Campo Grande para tratar de ações em benefício de Corumbá. No mesmo dia, retorna ao município.