Prefeitura realiza II Encontro Odontológico de Corumbá

A Secretaria Municipal de Ações Sociais, através da Secretaria Executiva de Saúde, realiza a partir desta quinta-feira, 16 de outubro, o II Encontro Odontológico da Prefeitura Municipal de Corumbá. O evento é direcionado aos cirurgiões dentistas e auxiliares de consultório dentário da rede pública de saúde. A abertura acontece às 14 horas no Hotel Gold Fish.

O coordenador nacional do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal, Gilberto Pucca, participa do encontro. Segundo o chefe do Núcleo de Saúde Bucal de Corumbá, Zacaria Y. M. Omar, o evento vai capacitar os profissionais da área com conceitos atuais e aplicabilidade clinica das novas técnicas odontológicas.

“É uma oportunidade para reciclar os conhecimentos dos profissionais da rede pública nos procedimentos técnicos e específicos, assim como na humanização e acolhimento oferecido pelos servidores”, disse Zacaria. O II Encontro Odontológico da Prefeitura faz parte das comemorações do Dia do Dentista, celebrado no dia 25 de outubro.

Mais de 80 profissionais, entre auxiliares e dentistas, trabalham na rede pública do município. O atendimento dentário oferecido em Corumbá é referência em Mato Grosso do Sul. O Núcleo de Saúde Bucal mantém o Programa de Educação e Prevenção Escolar, que atende diariamente os alunos da rede municipal de ensino (REME).

“Dentro desse programa, as crianças recebem 4 escovas novas por ano, além de orientações e fluoração”, continuou Zacaria Omar.  A cidade conta também com um Centro de Especialidades Odontológicas e com o Pronto Atendimento Dentário, primeiro a funcionar no período noturno (das 18h às 6h) no interior do Estado.

Os ESF (Estratégia de Saúde da Família) da Nova Corumbá e do Cristo Redentor também tem atendimento odontológico durante a noite. Em setembro, a Secretaria Executiva de Saúde implantou o programa Dentista Itinerante. “Com um consultório portátil, o profissional vai até os locais onde ainda não há assistência”, explicou Omar.

Na administração do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira foram implantados 13 novos consultórios e adquiridos 3 escovódromos portáteis, utilizados para palestras nas escolas. Trezentas novas canetas de alta rotação (o popular motorzinho dentário) e vários outros equipamentos específicos fizeram a substituição dos aparelhos antigos, investimento que superaram os 170 mil reais.

Os profissionais do setor também passaram por vários cursos de qualificação. Em dezembro, os auxiliares de consultório concluem a atualização iniciada em 2006. Ao final, serão 1.340 horas de aulas práticas e teóricas. Os técnicos e cirurgiões dentistas participam ainda do curso permanente de atendimento a DST – Aids.

Programação

Dia 16

Cirurgiões dentistas:

14h – Proteção de Complexo Dentino Pulpar;16h30 – Recursos Cosméticos ao Alcance do Clinico Geral para obtenção de Estética Restauradora;19h30 – Cirurgias Menores.

Auxiliares de consultório:

14h – Marketing Odontológico e Humanização;

 

Dia 17

Cirurgiões dentistas:

8h – Periodontia Para Clinico Geral;14h – Brasil Sorridente, com Dr. Gilberto Pucca

Auxiliares de consultório:

8h – Administração e Organização dos Serviços Odontológicos;14h – Materiais Dentários (apresentação, indicação, manipulação e cuidados gerais)

 

Dia 18

Cirurgiões dentistas:

8h – Emergências e Diagnósticos Endodonticos.

Auxiliares de consultório:

8h – Continuação de Materiais Dentários.