Prefeitura orienta comunidade sobre benefícios de obras do PAC

 Prefeitura de Corumbá

  
Em reuniões, comunidade conhece melhor os benefícios que asfalto e outras obras trazem à cidade

A comunidade corumbaense está conhecendo com maiores detalhes, os benefícios das obras que a Prefeitura está executando em vários bairros da cidade, através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), em parceria com os governos Federal e Estadual. Trata-se de um trabalho da área de assistência social da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Sustentável, realizado por técnicos sociais do PAC junto às famílias atendidas, no sentido de orientá-las sobre a vivência em um meio social diferente daquele a que estão acostumadas.

As reuniões com a comunidade foram iniciadas em março, comandada pelo próprio prefeito Ruiter Cunha de Oliveira que, na época, apresentou o projeto de construção das 320 casas para famílias em situação de vulnerabilidade social, que estão sendo construídas na parte alta da cidade. Na época, o encontro reuniu moradores das regiões do Cravo Vermelho III, Loteamento Pantanal, da Alfândega e de outras áreas de risco da cidade, caso das encostas.

Segundo a assistente social Luciane de Castro, coordenadora da equipe, as reuniões estão abrangendo também moradores de bairros que estão sendo atendidos com implantação de galerias e drenagens de águas pluviais, além de asfalto. “Estamos mostrando à comunidade, entre outras coisas, os benefícios que estas obras trarão”, afirmou, lembrando que vários setores da Prefeitura estão envolvidos no trabalho.

“São encontros importantes. Através deles, a população conhece os projetos com maior profundidade, seus benefícios, o trabalho de engenharia e até mesmo as mudanças nas linhas de ônibus”, disse Luciane, destacando que a Agência Municipal de Transito e Transporte (Agetrat), também se engajou ao programa, para justamente orientar a população sobre alterações no transporte coletivo.

Além de orientar, a equipe oferece ainda palestras educativas e até cursos profissionalizantes, garantindo a inserção dessas famílias a uma nova realidade social, inclusive com melhoria da renda familiar.

Luciane informou que, nesta segunda-feira, a comunidade atendida é do Cristo Redentor, bairro onde a Prefeitura está implantando rede de drenagem, numa extensão de dois quilômetros, e 42 mil metros quadrados (26 quadras) de pavimento asfáltico.

As obras fazem parte de um pacote que prevê investimentos total de R$ 79,3 milhões na a cidade, recursos oriundos do PAC, do próprio município (R$ 24,7 milhões) e de emendas parlamentares.

Outra ação será na quinta-feira, no Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer, destinada à comunidade que será atendida pela galeria de água pluvial que a Prefeitura está implantado na cidade.

Também na quinta-feira, outra equipe de assistente social estará orientando as famílias que serão beneficiadas pelo programa Casa Nova, que prevê, nesta etapa, construção de 320 casas para atender famílias em situação de vulnerabilidade social. O contato está programado para uma das residências, já concluída e será durante o período das 08h às 11h e das 14h às 16h30.