Prefeitura leva alegria para crianças corumbaenses em seu dia

 Prefeitura de Corumbá

  
Ruiter participou das atividades do Dia da Criança

Corumbá já é uma cidade diferente. Edificada entre o rio Paraguai e morraria, em pleno Pantanal sul-mato-grossense, atrai as atenções do mundo inteiro. Suas belezas naturais são um patrimônio da humanidade. Belezas que podem ser presenciadas no seu dia-dia. Mas, este domingo, foi totalmente diferente. Foi especial. Interagiu.

No rio Paraguai, em frente ao Porto Geral, o campeonato de pesca, evento que faz parte do Festival Pantanal das Águas que está chegando ao seu final. Pescadores corumbaenses, ladarenses e de outras regiões brasileiras, disputando o maior troféu, o pintado, jaú, dourado, pacu; enfim, uma competição sadia, inclusive para o peixe que retornava ao seu habitat natural.

Mas, o domingo, não era só pra peixe. O dia, 12 de outubro, reservou outros atrativos. Enquanto a pesca tomava conta do Porto Geral, na parte alta da cidade, as crianças comemoravam o seu dia, o Dia das Crianças. E foi este público o homenageado pela Prefeitura de Corumbá, durante a ação Criança Feliz, no Centro Popular de Esporte, Cultura e Lazer, na Popular Velha, parte alta da cidade.

No local, crianças e familiares dos mais diferentes bairros da cidade, tiveram uma atração à parte. Muito presente, brincadeira, música, dança; tudo para comemorar a data. A festa durou praticamente toda a manhã deste domingo. E não eram só elas que se divertiam com as atrações proporcionadas pela Prefeitura. Os pais e responsáveis também tiveram bons momentos de descontração.

Até o prefeito Ruiter Cunha de Oliveira participou das atividades. Como sempre, interagiu com as crianças. “É importante cultuar esta data. As crianças são o futuro e temos um carinho muito grande por elas. O que for preciso fazer, n[os faremos por ela”, disse, ao chegar ao ginásio, tomado por cerca de 4 mil pessoas.

No entender do chefe do executivo corumbaense, o dia, denominado de Criança Feliz, foi mais um momento de diversão, uma data especial e que faz parte da sua caminhada em busca de um futuro melhor para a maior cidade pantaneira. “Nada mais sincero do que a criança”, disse o prefeito, se referindo a empatia que há entre ele e esta camada da população corumbaense.

Disse que o Poder Executivo tem que fazer a sua parte e que a “criança precisa de um direcionamento”, através de programas e projetos voltados para o seu bem estar e um crescimento sadio. “É o que estamos fazendo, cumprindo o nosso papel”, afirmou, antes de entrar no ginásio, acompanhado de dezenas de crianças, que disputavam um espaço para fotografias ao lado do prefeito.

Festa completa

No interior do Centro Popular, a festa estava completa. Muita música, brincadeira, refrigerantes, pipoca, cachorro quente. Até um pequeno parque de diversos foi montado, com direito a cama elástica, um dos mais procurados, entre outros.

E a festa não atraiu apenas crianças. Silvana Santana da Silva, 42 anos, levou os três filhos pequenos, uma filha maior, Lidiane, e o neto. Moradora na Nova Corumbá, disse que também estava se divertindo momento. O momento foi apontado como “especial”.

Izabel Helena Duarte, 27 anos, moradora na Popular Velha, também aproveitou a manhã. Levou os três filhos e disse que não foram somente eles que brincaram, pra valer. “É um momento de grande descontração. Meus filhos estão brincando bastante e eu também”, disse.

Para Guilherme Fonseca Neiva, 8 anos, o maior atrativo foi a cama elástica. Entrou na fila para repetir a brincadeira ao lado do primo, Wanderley dos Santos Fonseca, 11 anos. Entre uma brincadeira e outra, o que os dois aguardavam realmente era o sorteio das bicicletas. Três foram entregues na manhã deste domingo no Centro Popular.

A festa foi realizada pela Prefeitura, coordenada pelas secretarias executivas de Educação e Turismo, e pelas Fundações de Cultura de de Esporte. Cerca de quatro mil brinquedos foram entregues durante o evento que, nos anos anteriores, era direcionado mais aos alunos da Rede Municipal de Ensino.

“O prefeito nos orientou a abrir a festa para toda a comunidade. Foi o que aconteceu e o resultado esta sendo altamente positivo”, disse a secretária Ligia Maria Baruki e Melo, de Educação, que responde pela presidência da Fundação de Cultura.

Presente ao ato também o secretário executivo Carlos Porto, de Turismo e de Relações Institucionais; presidente da Fundação de Esportes de Corumbá, Heliney Miranda Junior; chefe de Gabinete, Wilton Gomes Panovitch, além de outros assessores.