Hidroginástica reúne mais de 100 alunos no Centro Múltiplo

 Prefeitura de Corumbá

  

Aulas acontecem no Centro Multiplo duas vezes por semana 

Mais de 100 pessoas participaram da aula especial de hidroginástica no Centro Múltiplo de Esporte, Cultura e Lazer. O encontro, realizado na manhã de ontem (28), serviu para integrar os praticantes da atividade oferecida pela Prefeitura Municipal, através da Fundação de Esporte (FUNEC), desde 2005. “Cada turma é composta por 70 alunos. Eles têm aulas durante 1 hora duas vezes por semana”, explicou a professora Zenilda Torres da Conceição, responsável pela hidroginástica.

“Hoje temos 280 alunos, sendo que todos foram encaminhados com prescrição médica”, continuou Zenilda. O reflexo da atividade física na saúde dos praticantes é visível. “Eu sentia muita dor no braço. Fiz fisioterapia por um longo tempo, mas as dores continuavam. Depois que eu comecei a me exercitar na piscina, voltei a mexer completamente meu braço direito”, disse o aposentado Francisco dos Santos, de 67 anos.

Integrante do grupo a 2 meses, ele foi motivado pela esposa, Dona Maria, que participa das aulas a mais de 1 ano. “Essa foi a melhor coisa que fiz no mundo”, continuou Francisco. A funcionária pública Elza Sambrana chegou a ficar afastada do serviço por 2 anos devido a uma artrose na coluna. Hoje, com a ajuda da hidroginástica, ela consegue realizar normalmente suas funções no trabalho. “Depois dos exercícios na piscina, minha vida mudou muito”, contou.

Além de trazer benefícios físicos, as aulas no Centro Popular ajudam na socialização dessas pessoas. “Aqui nós nos divertimos, nos exercitamos e fazemos novas amizades”, disse Georgete Santos, 53 anos. O envolvimento deles com o projeto é grande. Elizabeth Silva (54) participa da hidro desde o começo e diz não se lembrar da última vez que deixou de ir à piscina. “Estou sempre aqui, faça chuva ou faça sol”.

E não é só o calor desta época do ano que motiva o grupo. “Encarar esse calor dentro d’água é mais fácil, mas mesmo durante o inverno a gente comparece ao Centro”, continuou Elizabeth. A instrutora Zenilda da Conceição explicou que nos dias de muito frio, as atividades na piscina são substituídas por alongamentos e exercícios fora da água.