Futsal abre disputas dos Jogos Escolares Corumbaenses

 Clóvis Neto/PMC

  
Competição foi aberta ontem com rodada do futsal

O Futsal, modalidade esportiva em que o Brasil é dono de seis títulos mundiais – o último deles conquistado na semana passada – foi o esporte que deu início às disputas da 27ª edição dos Jogos Escolares Corumbaenses (JEC’s 2008) nesta quinta-feira, 23 de outubro, no ginásio do Corumbaense Futebol Clube.

As partidas dessa tarde reuniram equipes das escolas Fernando de Barros; Maria Leite; Objetivo e Adventista. No primeiro jogo, os alunos do Colégio Adventista venceram os meninos do Fernando de Barros por 8 a 1. O jogo de fundo, entre Colégio Objetivo e Maria Leite, terminou com vitória dos garotos do Objetivo pelo placar de 7 a 3.

Estudantes de 23 escolas corumbaenses disputam o título dos Jogos em nove modalidades: atletismo; natação; judô; xadrez; tênis de mesa; handebol; voleibol e futsal (masculino e feminino); e basquete (masculino). A competição segue até 1º de novembro. Seletiva para os Jogos da Juventude de Mato Grosso do Sul, do ano que vem, a competição reúne 900 atletas das redes pública e particular de ensino na faixa de 15 a 17 anos. 

Cinco locais sediam os Jogos deste ano. O ginásio do Sesi recebe as modalidades de handebol; judô; natação (50 metros livre; 100 metros livre; 100 metros peito; 100 metros costa; 100 metros borboleta; 200 metros medley; 400 metros livre e revezamento 4×50 metros medley) e o tênis de mesa. O Centro Popular de Cultura, Esporte e Lazer é a sede do futsal. O voleibol acontece na quadra do colégio Objetivo. O Santa Teresa recebe as partidas de handebol. O atletismo e o xadrez são no Poliesportivo.

Promovido pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Municipal de Promoção da Cidadania e Fundação de Esportes de Corumbá (Funec), a 27ª edição dos Jogos Escolares Corumbaenses (JEC’s 2008) tem como escolas participantes as seguintes instituições: Adventista; Carlos de Castro Brasil; Cássio Leite de Barros; Cyríaco Félix de Toledo; Dom Bosco; Fernando de Barros; Izabel Correa; José de Souza Damy; Júlia Gonçalves Passarinho; Escola Municipal Rural Pólo Luís de Albuquerque; João Leite de Barros; José Carlos Macena de Brito; Maria Helena Albaneze; Maria Leite; Nathércia Pompeo dos Santos; Objetivo; Neuza Assad Malta; Octacílio Faustino da Silva; Escola Municipal Pólo Rural Paiolzinho e Extensões; Pedro Paulo de Medeiros; Rotary Club; Tenir e Colégio Salesiano de Santa Teresa.

Solenidade

Antes do início efetivo das disputas esportivas, uma solenidade marcou a abertura dos JEC’s. Atletas representando as 23 escolas participaram do desfile das delegações; hasteamento dos pavilhões; acendimento da pira olímpica e juramento do atleta. A secretária de Promoção da Cidadania, Maria Lúcia Ribeiro, e o diretor-presidente da Funec, Heliney Miranda Junior, acompanharam a cerimônia.