Dia Mundial da Alimentação terá comemoração nesta 4ª feira

Café da manhã do programa Hiperdia (Hipertensão Arterial e Diabetes) da unidade Estratégia de Saúde da Família do bairro Aeroporto comemora amanhã, 22 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação. A atividade – idealizada pela Nutricionista Iluska Giédre juntamente com a Enfermeira Juliane Cordeiro e equipes da unidade – terá início às 07 horas.

 Além do café da manhã, o encontro dos pacientes do Hiperdia contará com exibição de DVD para alertar sobre a importância de uma alimentação saudável. Também serão distribuídas receitas alternativas e realizada a degustação de frutas e alimentos preparados de uma forma diferenciada (com sementes, cascas e talos).

A data é celebrada por mais de 150 países no dia 16 de outubro com objetivo de elevar os níveis de nutrição e desenvolvimento rural. No Brasil, as comemorações pelo Dia Mundial da Alimentação foram ampliadas para a Semana Mundial da Alimentação, que acontece entre os dias 16 e 22 de outubro.

O Programa 

Para atender aos portadores de Hipertensão e Diabetes, o Ministério da Saúde possui o Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus (hiperdia). O programa compreende um conjunto de ações de promoção de saúde, prevenção, diagnóstico e tratamento desses agravos, de seus fatores de risco e suas complicações e, também, um sistema de informação informatizado de cadastro e acompanhamento dos hipertensos e diabéticos da rede básica do SUS.

O objetivo é reduzir os gastos com as complicações dessas doenças, sobretudo em relação às doenças cardiovasculares, reduzindo o número de internações, a mortalidade ou aposentadorias precoces, a procura por pronto-atendimento, além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Por meio do Programa Nacional de Atenção a Hipertensão Arterial e Diabetes Mellitus, o Ministério da Saúde garante ainda aos hipertensos e diabéticos o fornecimento dos medicamentos. (Com informações do Ministério da Saúde).