Corumbá participa do Seminário Estadual da Juventude

A Prefeitura de Corumbá participa na próxima semana, em Campo Grande, do V Seminário Estadual da Juventude que, este ano, abordará o tema “Juventude: Diversidade e Políticas Públicas”. O evento acontece nos dias 24 e 25, na Casa de Formação, e é uma realização do IBISS-CO (Instituto Brasileiro Pró-Sociedade Saudável).

Corumbá será representada no evento pela Gerência de Ações para a Juventude, órgão criado pelo Prefeito Ruiter Cunha de Oliveira para tratar exclusivamente das políticas voltadas a esta classe social. Segundo o gerente Márcio Cavasana, o seminário será importante pois vai discutir ações efetivas voltadas à garantida dos direitos dos adolescentes e jovens, como também contribuir para a implementação da política de juventude no Brasil é um dos objetivos principais do Seminário.

O gerente informou também que Corumbá terá uma participação especial no evento já que faz parte do Fórum de Gestores da Juventude. Cavasana participará como expositor do painel programado para o segundo dia do encontro, que abordará “As possibilidades de participação política para a juventude” – que tipos de espaços cada juventude constrói, ocupa ou se utiliza para participar politicamente, como se ocupam e como se fazem esses espaços.

No encontro também serão discutidos o cenário e os desafios vivenciados pelos jovens de Mato Grosso do Sul, através de uma ampla discussão sobre a importância da participação política para construção da cidadania juvenil. A realização do Seminário é uma parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Campo Grande, Fórum Nacional de Direitos da Criança e do Adolescente e a Rede Sou de Atitude.

Curso

Cavasana lembra que Corumbá avançou na questão das políticas públicas para a juventude e que, hoje, conta com boa representatividade no Estado e também a nível de Brasil. Prova disso foi o convite da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP), do Governo Federal, para participação no curso sobre Orçamento público: elaboração e execução.

“Os cursos são exclusivos para servidores públicos federais, mas três pessoas do Mato Grosso do Sul foram convidadas a participar. São servidores da Prefeitura de Campo Grande, do Governo do Estado e aqui, da Prefeitura de Corumbá. Isto mostra que o trabalho desenvolvido pelo prefeito Ruiter Cunha está sendo valorizado também fora do Estado”, argumentou.

Márcio Cavasana foi indicado para participar do curso que, em sua primeira fase, será à distância. O início será agora, dia 20 de outubro e, ao todo, serão 35 horas/aula. “Será importante para aumentar os investimentos em projetos da área de juventude”, explicou, lembrando que a fase final será em Brasília.