Corumbá, Ladário e Campinas unidas pelo desenvolvimento

 Prefeitura de Corumbá

  
Marcia, Zé Antônio, Demétrio e Ruiter: parceria reforçada

Corumbá, Ladário e Campinas, apesar da distância (1.409 quilômetros), estão muito mais próximas do que se imagina. As três cidades, a partir de 1º de janeiro de 2009, serão administradas exclusivamente por pantaneiros, nascidos na região de Corumbá e Ladário. E esta afinidade está fortalecendo ainda  mais um laço estabelecido no início de 2005, quando Ruiter Cunha de Oliveira (PT) e o também pantaneiro, médico Hélio dos Santos (PDT), foram eleitos prefeitos dos dois principais municípios do Pantanal e do interior paulista, Corumbá e Campinas, respectivamente.

Agora, nas eleições de 5 de outubro, a união foi ampliada com as reeleições de Ruiter Cunha em Corumbá, e Hélio dos Santos em Campinas, e com a eleição de José Antônio Assad e Faria (PT), em Ladário. Para fortalecer ainda mais o elo, o novo vice-prefeito de Hélio dos Santos, Demétrio Vilagra (PT), também é pantaneiro, nascido em Corumbá, com familiares radicados em Ladário.

E foi esta importante ligação o tema central de um encontro ocorrido nesta terça-feira, no gabinete do prefeito Ruiter Cunha de Oliveira. Demétrio, que está visitando familiares em Ladário, acompanhado da esposa Márcia, visitou Ruiter, com quem manteve um longo contato, trocando informações e já prevendo o fortalecimento de uma parceria entre os municípios, inclusive Ladário.

O prefeito eleito por Ladário, José Antônio Assad, também participou do encontro. Ele e Demétrio já haviam se encontrado na cidade vizinha e destacou a importância desta “troca de informações que trará inúmeros benefícios para as duas cidades pantaneiras”, disse, referindo-se ao fato de que Campinas é hoje, uma das principais cidades brasileiras.

Ruiter, que já mantém um contato afinado com o prefeito Hélio dos Santos, afirmou que a parceria se fortalece ainda mais a partir de agora, com a eleição de Demétrio, na chapa de Hélio, e também com a eleição de José Antônio. Deixou claro que se sente feliz com a trajetórias de dois pantaneiros que fazem sucesso em um grande centro como Campinas, e que não se esquecem de suas origens.

O fortalecimento desse intercâmbio, para o prefeito corumbaense, será importante para as duas cidades pantaneiras. Destacou que Campinas tem muito a oferecer, seja na área social, de saúde, infra-estrutura e até cultural, lembrando a apresentação da Orquestra Sinfônica de Campinas, em 2007, quando da Sinfonia Ecológica Brasileira, que colocou o “Pantanal na vitrine internacional”.

Ruiter lembrou também que o prefeito campineiro, mas pantaneiro, Hélio dos Santos, foi importante na união das forças políticas para Corumbá ser incluída no PAC, em 2007. Ele defendeu os projetos e sustentou a bandeira em Brasília, junto ao presidente Luis Inácio Lula da Silva, de quem é amigo particular.

O prefeito corumbaense acredita que esta parceria se fortalece mais ainda a partir de agora, com a presença de mais um pantaneiro na administração de Campinas, principalmente nas áreas de infra-estrutura, educação e em outros setores, lembrando que a cidade paulista tem excelência em planejamento e tecnologia.

O encontro durou cerca de uma hora. José Antônio informou que esta troca de experiência entre as três cidades, será muito importante para o desenvolvimento da região. Segundo ele, “Campinas tem muito a oferecer” e administrada por pantaneiros, “o elo de ligação se fortalece mais ainda”. Fez questão de ressaltar a presença de Demétrio na administração da cidade campineira a partir de 2009. “É uma figura ilustre que deixou nossa região em 1967, mas não perdeu o sotaque. Mantém suas raízes aqui”.