Coordenador nacional destaca ações de saúde bucal de Corumbá

 Arquivo PMC

  
Ações na área de saúde bucal recebem elogios de coordenador do Ministério da Saúde

O coordenador nacional de Saúde Bucal, Gilberto Pucca, elogiou o atendimento público odontológico de Corumbá. Ele participou do II Encontro Odontológico promovido pela Prefeitura, conheceu de perto o CEREST (Centro Regional de Saúde do Trabalhador), o CEO (Centro Especializado Odontológico) e o ESF (Estratégia de Saúde da Família) Humberto Pereira, no bairro Nossa senhora de Fátima, que está em fase final de construção, e destacou a estrutura disposta pelo município para o atendimento da população.

“Fiquei impressionado com a preocupação que o poder público tem com o espaço físico. Esse é um dos pontos mais visados pelo Governo Federal e Corumbá está dando sua contribuição. Percebemos que os locais de atendimento estão todos bem cuidados”, afirmou.

Pucca chegou8 a Corumbá na sexta-feira, proferiu palestras aos participantes do encontro, encerrado no sábado. Segundo ele, em Corumbá, “o setor de saúde bucal está dando um passo muito grande”. Explicou que o Brasil Sorridente trabalha em duas frentes: a prevenção e tratamento. “Em ambas, o município está bem preparado”. Dados do Ministério da Saúde apontam que pelo menos 62% da população brasileira não tem acesso diário a escovas ou pastas de dente.

O coordenador Nacional do Saúde Bucal acenou com a possibilidade de aumentar ainda mais a parceria entre Prefeitura e Ministério. “Fiquei muito satisfeito em saber que um dos consultórios que vieram de Brasília já está instalado. Isso só facilita a realização de novas parcerias”, declarou. Recentemente, Corumbá recebeu dois consultórios odontológicos do Brasil Sorridente, sendo que um já está montado no ESF do Nossa Senhora de Fátima.

Também presente no encontro, o vice-presidente do Conselho federal de Odontologia, Ailton Morilhas, parabenizou a municipalidade pela capacitação realizada com os dentistas e auxiliares de consultório da cidade. “Sou de Campo Grande, onde trabalho e moro. De lá pude observar que a rede de atendimento público evoluiu muito nos últimos anos. Corumbá, no que diz respeito ao Estado e até ao país, é referencia em qualidade no atendimento, até por conta deste avento realizado aqui”.