Campanha já imunizou mais de 30 mil contra rubéola

A campanha de vacinação de adultos contra rubéola promovida pela Prefeitura de Corumbá, através da Secretaria Executiva de Saúde Pública, já imunizou 30.600 pessoas com idades entre 20 e 39 anos, o que representa índice de 94,27% da meta de 32.461 imunizações.

A meta prevê a imunização de 16.262 homens e 16.199 mulheres, no município. As estatísticas mostram que do total previsto para o público masculino, 95,46% já foram vacinados. Já foram vacinadas 93,07% das mulheres dentro da faixa etária estipulada.

Equipes da Secretaria Executiva de Saúde Pública seguirão com a vacinação em postos de saúde e feiras livres da cidade até 1º de dezembro.

A doença

A rubéola é uma doença infecto-contagiosa causada pelo vírus do gênero Rubivírus, família Togaviridae. Na maioria das vezes, a infecção pós-natal é subclínica, não produzindo sintomas. Quando presentes, os principais são: febre baixa, manchas avermelhadas na pele (exantema), ínguas na região do pescoço (inchaço dos gânglios linfáticos), perda de apetite, dor de cabeça, dores articulares e/ou musculares, coriza e tosse. É transmitida por contato direto com uma pessoa infectada ou com secreções do nariz ou boca do doente. A vacinação é única forma de prevenir a doença. (Com informações do Ministério da Saúde).